Vila Nova de São Bento
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Beja » Serpa » Vila Nova de São Bento
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Vila Nova de São Bento
Novo Nome: União das freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo,

Freguesias agregadas: Vila Nova de São Bento, Vale de Vargo
Distrito: Beja
Concelho: Serpa
 
Freguesia: Vila Nova de São Bento
CONTACTOS
 
Morada Praceta Dª Mª Carmo Horta Barroso, nº1
Cód. Postal 7830-059 VILA NOVA DE SAO BENTO
Telefone 284588140

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 241


DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Localização Geográfica
Situada a 18 Km da sede do Concelho (Serpa) e a 14 da Vizinha Espanha, à beira da Estrada Internacional Lisboa - Sevilha, a actual vila, alegre e bonita no seu casario tão branquinho, com a Serra da Adiça a servir-lhe de fundo para quem olha do lado do poente graças à sua situação privilegiada reune muitas condições para ser uma povoação laboriosa e prospera.

Esta Vila situa-se no cruzamento da EN 260, futuro IP8, e da EN 392 que ligará Pias a Vales Mortos.

Feiras
Feira Anual, 1 e 2 de Setembro.

Festas e Romarias
Festa de S. Sebastião. no dia 20 de Janeiro e Festa das Cruzes em 1,2 e 3 de Maio.

As Festas Tradicionais das Santas Cruzes
Não se sabe ao certo quando a tradição começou. Todos os anos no princípio de Maio os habitantes de Vila Nova de S. Bento, nas suas casas, e junto à parede da frente do quarto, logo à entrada de casa, fazem cinco ou sete altares, revestem-nos de rendas de tesmalho e outras, enfeitadas depois com raminhos ou flores. No altar de cima coloca-se uma cruz de hastes iguais, forrada de branco e aureolada por uma grinalda de pequenas flores de papel brilhante. A Cruz é enfeitada com ouro da família: um cordão em ouro, segundo a imaginação da mestra que vai orientar a armação da cruz.
Dois ou três pequenos anjos parecem descer do Céu e surgem detrás de dois cortinados suspensos de um aro forrado também de pequenas flores, os cortinados são presos à parede por Flores. O Chão é atapetado de Rosmaninho que ao ser pisado, perfuma a casa. Colocam-se também junto às Cruzes vasos e Jarrões com Flores.
São raras mas de vez em quando lá aparece uma pessoa que promete fazer um Cruz Romana, a notícia espalha-se por toda a terra que a recebe com alegria, esta cruz é ainda mais difícil de fazer. É colocado no meio da casa e enfeitam-se todos os altares exactamente da mesma maneira, podendo ver-se a cruz dos dois lados. Todos os anos há pessoas que prometem oferecer velas a todas as Santas Cruzes e visitam-nas nos dias da Festa, para cumprirem em horas de doença e angústia.
A assistência à Santa Cruz era feita pelas pessoas da família, vizinhos e conhecidos.

Actividades Económicas
Agricultura, Pecuária e Pequeno Comércio.

História
Em meados do Século XIV foram construídos, aqui perto, os Montes de Abóboda,
Cabeço dos Vaqueiros e Fonte dos Cantos. Mais tarde, na altura da Revolução de 1640, o Rei D. João IV mandou construir, à sua custa, algumas casas nos terrenos entre os trés montes, que deu àqueles moradores, para que, assim juntos, se defendessem melhor dos ataques Espanhóis. Daqui se julga que aparecesse o nome de Aldeia Nova.

O Nome S. Bento
Conta-se que nos arredores, num sítio chamado Penalva, houve naqueles tempos um combate entre habitantes da Aldeia há pouco formada e 500 Espanhóis que tinham roubado tudo o que encontraram, até os gados dos aldeãos. Então, estes, armados de paus, de Instrumentos Agrícolas e do que puderam arranjar, perseguiram Espanhóis, dispostos a dar a vida defendendo-se até ao fim. Deu-se então um facto Curioso: os Espanhóis começaram a recuar porque se assustaram com um vulto que protegia os Portugueses. Os aldeãos, ao regressarem à sua Igreja para agradecerem aquela vitória, encontraram a imagem de S. Bento com o hábito rasgado e a camisa tisnada. Pensando terem sido Salvos pela ajuda de São Bento, escolheram-no para Padroeiro e juntaram o nome do Santo ao da sua Terra, ficando a chamar-se Aldeia Nova de S. Bento.
Com o decorrer dos tempos Aldeia Nova de S. Bento tornou-se a maior Aldeia do País. Como atingiu a certa altura, grande Desenvolvimento, passou a Vila. Isso aconteceu a 11 de Março de 1988.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade