Vila Nova de São Bento
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Beja » Serpa » Vila Nova de São Bento
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Vila Nova de São Bento
Novo Nome: União das freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo,

Freguesias agregadas: Vila Nova de São Bento, Vale de Vargo
Distrito: Beja
Concelho: Serpa
 
Freguesia: Vila Nova de São Bento
CONTACTOS
 
Morada Praceta Dª Mª Carmo Horta Barroso, nº1
Cód. Postal 7830-059 VILA NOVA DE SAO BENTO
Telefone 284588140

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 241

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Manuel Luís Machado Nunes
Secretário Maria Manuela Martins Valente Pica
Tesoureiro Domingos Manuel Valente Soares
 
Presidente Florbela da Luz Teixeira Pires
Secretários Manuel Valente Romeiro / Ângela Maria Sabala Valadas
Restantes
Elementos
Bento José dos Santos Castelo Carrilho Candeias
António Manuel Candeias Custódio
Miguel Graça Valadas
José Acácio Fernades
António Neves Borges
Francisco Maria Laneiro Perdigão

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Localização Geográfica
Situada a 18 Km da sede do Concelho (Serpa) e a 14 da Vizinha Espanha, à beira da Estrada Internacional Lisboa - Sevilha, a actual vila, alegre e bonita no seu casario tão branquinho, com a Serra da Adiça a servir-lhe de fundo para quem olha do lado do poente graças à sua situação privilegiada reune muitas condições para ser uma povoação laboriosa e prospera.

Esta Vila situa-se no cruzamento da EN 260, futuro IP8, e da EN 392 que ligará Pias a Vales Mortos.

Feiras
Feira Anual, 1 e 2 de Setembro.

Festas e Romarias
Festa de S. Sebastião. no dia 20 de Janeiro e Festa das Cruzes em 1,2 e 3 de Maio.

As Festas Tradicionais das Santas Cruzes
Não se sabe ao certo quando a tradição começou. Todos os anos no princípio de Maio os habitantes de Vila Nova de S. Bento, nas suas casas, e junto à parede da frente do quarto, logo à entrada de casa, fazem cinco ou sete altares, revestem-nos de rendas de tesmalho e outras, enfeitadas depois com raminhos ou flores. No altar de cima coloca-se uma cruz de hastes iguais, forrada de branco e aureolada por uma grinalda de pequenas flores de papel brilhante. A Cruz é enfeitada com ouro da família: um cordão em ouro, segundo a imaginação da mestra que vai orientar a armação da cruz.
Dois ou três pequenos anjos parecem descer do Céu e surgem detrás de dois cortinados suspensos de um aro forrado também de pequenas flores, os cortinados são presos à parede por Flores. O Chão é atapetado de Rosmaninho que ao ser pisado, perfuma a casa. Colocam-se também junto às Cruzes vasos e Jarrões com Flores.
São raras mas de vez em quando lá aparece uma pessoa que promete fazer um Cruz Romana, a notícia espalha-se por toda a terra que a recebe com alegria, esta cruz é ainda mais difícil de fazer. É colocado no meio da casa e enfeitam-se todos os altares exactamente da mesma maneira, podendo ver-se a cruz dos dois lados. Todos os anos há pessoas que prometem oferecer velas a todas as Santas Cruzes e visitam-nas nos dias da Festa, para cumprirem em horas de doença e angústia.
A assistência à Santa Cruz era feita pelas pessoas da família, vizinhos e conhecidos.

Actividades Económicas
Agricultura, Pecuária e Pequeno Comércio.

História
Em meados do Século XIV foram construídos, aqui perto, os Montes de Abóboda,
Cabeço dos Vaqueiros e Fonte dos Cantos. Mais tarde, na altura da Revolução de 1640, o Rei D. João IV mandou construir, à sua custa, algumas casas nos terrenos entre os trés montes, que deu àqueles moradores, para que, assim juntos, se defendessem melhor dos ataques Espanhóis. Daqui se julga que aparecesse o nome de Aldeia Nova.

O Nome S. Bento
Conta-se que nos arredores, num sítio chamado Penalva, houve naqueles tempos um combate entre habitantes da Aldeia há pouco formada e 500 Espanhóis que tinham roubado tudo o que encontraram, até os gados dos aldeãos. Então, estes, armados de paus, de Instrumentos Agrícolas e do que puderam arranjar, perseguiram Espanhóis, dispostos a dar a vida defendendo-se até ao fim. Deu-se então um facto Curioso: os Espanhóis começaram a recuar porque se assustaram com um vulto que protegia os Portugueses. Os aldeãos, ao regressarem à sua Igreja para agradecerem aquela vitória, encontraram a imagem de S. Bento com o hábito rasgado e a camisa tisnada. Pensando terem sido Salvos pela ajuda de São Bento, escolheram-no para Padroeiro e juntaram o nome do Santo ao da sua Terra, ficando a chamar-se Aldeia Nova de S. Bento.
Com o decorrer dos tempos Aldeia Nova de S. Bento tornou-se a maior Aldeia do País. Como atingiu a certa altura, grande Desenvolvimento, passou a Vila. Isso aconteceu a 11 de Março de 1988.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade