Brito
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Braga » Guimarães » Brito
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Brito

A Freguesia Brito não sofreu alterações


CONTACTOS
 
Morada Rua de Stª Helena, 32
Cód. Postal 4805-030 BRITO
Telefone 253 571 774

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente José de Castro Dias
Secretário Ricardo Manuel Mendes Ribeiro
Tesoureiro Manuel Ribeiro Fernandes
 
Presidente Mario Dinis Rodrigues Teixeira Salgado
Secretários Elmira Maria Ribeiro Silva / José Silva Oliveira Campos
Restantes
Elementos
José Manuel Machado Marques
José Bruno Ribeiro da Silva
Ana Gonçalves Silva Vidal
Armindo de Sousa Pereira
Alcino Correia Xavier da Silva
Gracinda Cruz Machado Sousa

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Breve História
Brito foi elevado à categoria de Vila em 19 de Abril de 2001
      BRITO – povoação e freguesia do concelho de Guimarães , distrito e arquidiocese de Braga. Orago S. João. Situada a cerca de 7 km da sede do concelho é atravessada pelo rio Ave. As inquirições de 1220 dizem expressamente que « rex non est patronus » e esta afirmação é repetida e comprovada nas de 1258. No séc. XVIII a apresentação do reitor pertencia, alternadamente, ao cabido da sé de Braga e ao Papa. Administrativamente , Brito foi sempre do termo de Guimarães.
Embora certos autores façam remontar o nome de Brito ao ano de 1033, a referência mais antiga que encontramos, com uma significação geográfica, é de 1080.
Quase perdido da memória e nas vicissitudes e deambulações da história e dos tempos, existiu nesta freguesia um convento de frades beneditinos fundado por D. Soeiro de Brito, a primeira personagem histórica que nos aparece e que foi rico-homem ou infanção no reinado de D. Afonso V.
Diz-se que o solar da família é na Ribeira de Brito, entre o Rio Ave e a Portela dos Leitões.
As armas dos de Brito são: de vermelho, nove lisonjas de prata, apontadas, moventes do chefe, da ponta e dos flancos do escudo e carregadas, cada uma, de um leão púrpura.
A Igreja de S. João de Brito, por seu turno, foi reitoria do ordinário e Comenda da Ordem de Cristo.
Gente obreira e de fé vigorosa, deixou ao longo dos tempos memórias que nos dão ecos de um passado empreendedor, que as gentes presentes têm sabido sábia e sensatamente preservar e respeitar. É o caso da sua monumentalidade tão singularmente testemunhada na Capela de Santa Helena e nas particularidades da Casa do Ribeiro e da Casa do Couto, sem deixar passar despercebida a Igreja Matriz cuja construção data de 1762 e dentro da qual certamente muitos joelhos se vêem dobrando numa prece, que tem sido atendida, para vencer os entraves do dia a dia.
Porque, de facto, Brito tem crescido, não esmorecendo na dinâmica do seu passado que tão bem a tem caracterizado. Com o empenho de sempre, esta freguesia tem vindo a aumentar em número de habitantes, consequência da crescente e adequada industrialização de que tem beneficiado.
Hoje é já um pólo industrial reconhecido e apetecido, continuando a emprestar o zelo e o fervor de outrora, cada dia renovado, às actividades de presente.
Caracterização
Cruzada por muitas ruas, travessas e largos, pavimentados e electrificados, todas as ruas estão já cheias de casas e outras em construção.
A freguesia de Brito tem uma área de 614 hectares e é de uma forma geral quase nivelada, sendo em grande parte circulada e atravessada sensivelmente a meio por um regato que vem de Figueiredo e desagua no Rio Ave.
Brito fica localizado a 7 Km da sede do concelho, 5 Km de Caldelas ( Caldas das Taipas), 4 Km de Pevidém e é atravessada pela  estrada nacional 206, que liga Guimarães a Famalicão, tendo esta uma ligação ás auto-estradas A7 (Guimarães/Famalicão) e A11 (Guimarães/Braga) e uma ligação directa ao nó de Serzedelo pela ponte nova, junto ao cruzamento da nacional 206 que liga estas quatro localidades: Guimarães, Famalicão, Taipas e Pevidém.
Tem como freguesias circunvizinhas: Ponte; Vermil; Ronfe: Pevidém; Silvares; Sande (Vila Nova) e Figueiredo.
Pólo de ascendente fixação populacional, o seu n.º de habitantes ronda os 6 mil distribuídos pelos diversos espaços da freguesia.
Terra fresca e próspera que tem beneficiado de uma crescente industrialização, a sua actividade económica assenta por isso mesmo na industria , surgindo com índice progressivamente menores o comércio e a agricultura.
O padroeiro de Brito é o S. João Baptista, que se festeja a 24 de Junho.
No dia 15 de Agosto celebra-se a festa da Abadia em honra da  Nossa Senhora do Rosário cuja administração é exercida por uma confraria criada nos princípios de Sec. XVII mas precisamente em 1609.
A festa do Coração de Jesus e a festa de S. João Baptista encontram ainda eco nesta freguesia.
Atractiva também pela sua peculiar gastronomia, encontra a freguesia de Brito outros motivos dignos de visita e apreciação na área da monumentalidade onde sobressaem a Igreja Matriz, a Capela de Santa Helena, as capelas particulares da Casa do Ribeiro e da Casa do Couto, os Cruzeiros, os Pontilhões e ainda os Moinhos do Rio Ave.
No que concerne a equipamento social, Brito dispõe de, entre outras estruturas, Sede da Junta de Freguesia, Parque Desportivo, Complexo de Piscinas, Escolas, A.T.L, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Centro de Convívio.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade