Pechão
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Faro » Olhão » Pechão
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Pechão

A Freguesia Pechão não sofreu alterações


CONTACTOS
 
Morada Rua Francisco Guerreiro nº27 Pechão
Cód. Postal 8700 - 178 Olhão
Telefone 289 710 640

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Paulo Vasco Dias Salero
Secretário Osvaldo Domingos da Silva Granja
Tesoureiro Alexandra Isabel Pereira Duarte
 
Presidente João Cesário Pancinha Brás
Secretários Maria Mafalda Palma Guerreiro Carromba
José Manuel Rodrigues Paixão Mendinhos
Restantes
Elementos
Joana Isabel Machado Rodrigues de Matos,
Herlander Benjamim Moleiro Mascarenhas de Barros,
Alcindo Gramacho Norte,
Carlos Ferreira do Carmo de Sousa,
Neusa Maria da Silva Ferro Rodrigues,
André Filipe de Sousa Guerreiro

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Freguesia de Pechão

O Povoamento do território que constitui hoje a freguesia de Pechão existe desde o tempo do domínio árabe, embora os primeiros documentos datem de 1593, ainda com estas terras a pertencerem ao termo de Faro. Só em 1823 foi integrada definitivamente no termo de Olhão, criada por desanexação de S. Pedro de Faro.

Demografia

A freguesia de Pechão tem hoje uma área de 19,89Km2, estende-se em forma quase rectangular, no extremo oeste do Concelho, a sul da mesma, é atravessada por duas importantes vias de comunicação: o caminho-de-ferro e a EN125.

Algumas actividades económicas

Os cerca de 3000 habitantes da freguesia dedicam-se às actividades mais diversas, mas a principal ainda continua a ser a agricultura, a maioria praticada com o recurso às estufas.
Mais a sul, Pechão desfruta da Ria Formosa pelo que a Pesca e a agricultura assumem algum relevo. Nos últimos tempos verificou-se também o regresso à recolha da Flor de Sal nos moldes bem tradicionais.

Alguns apontamentos históricos

Pechão é a segunda freguesia mais antiga do Concelho, logo a seguir a Moncarapacho. Foi nesta freguesia, mais precisamente no Sítio de Bela Mandil, no Lugar da Meia Légua, que ocorreu um dos mais violentos e demorados combates entre olhanenses e franceses, em 18 de Junho de 1808.
Pechão é uma terra que se afirmou pela sua irreverência contra o regime fascista de Salazar; inúmeros eventos marcaram a actividade dos homens, mulheres e jovens desta freguesia. Destaque para o acampamento de jovens vindos de todo o país em Bela Mandil, no ano 1947, com o objectivo de protestarem contra a falta de liberdade.

O Património e suas Tradições

Na freguesia de Pechão podem ser visitadas a Igreja Paroquial em honra de S. Bartolomeu (séc. XVIII) e a sua envolvente onde se inclui a Capela dos Ossos. A Igreja destaca-se por se encontrar no ponto mais alto da localidade, onde se pode desfrutar de um bonita vista para a Ria e para o Mar. Sabe-se que em 1482 já existia a ermida de S. Bartolomeu de Pichão ou Pexão. Pode-se ainda visitar a Fonte Velha (1754), a Casa Museu, o Chalé de Bela Mandil e alguns edifícios de arquitectura regional. Das tradições mais antigas, desta terra de cultura, constam o Grupo de Pauliteiros de Pechão e a Dança da Misteriosa.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade