 |
 |
| CONTACTOS |
| |
|
| Morada |
Rua Serpa Pinto,125 1º Dir. |
| Cód. Postal |
2000-046 SANTAREM |
| Telefone |
243322172 |
|
|
|
|
| DESCRIÇÃO DA FREGUESIA |
| |
Não se sabe a data da criação da freguesia de S.Salvador, porém já existia em 1147,aquando da tomada de Santarém aos mouros.Na freguesia de S.Salvador, foi construída a Porta de Leiria, uma das portas principais de entrada na vila de Santarém.No século XIII, esta paróquia era já bastante populosa, atendendo ao número de casas aí existentes.A população artesanal passou a concentrar-se nesta freguesia, bem como muitos funcionários régios, que habitavam nas casas nobres da rua Direita da Porta de Leiria ou Rua Direita de Salvador.Nesta freguesia nasceu em 26 de Setembro de 1875, o grande defensor da liberdade Marquês de Sá da Bandeia.Os seus restos mortais, por vontade expressa em tes! tamento, encontram-se sepultados no émitério desta cidade.
A freguesia de S.Salvador tem a sua sede no Palácio Landal.Éuma freguesia urbana, na qual a maioria dos seus habitantes se encontra em idade activa.O índice de envelhecimento é o menor de todo o Concelho de Santarém, pelo que a sua taxa de crescimento é a Segunda mais alta.
As principais actividades económicas situam-se ao nível do comércio e serviços.Tem uma área de 11.925 Km2 e as freguesias limitrofes são: Marvila-S.Nicolau-Santa Iria da Ribeira de Santarém-Alcanhões-Póvoa de Santarém-Azoia de Baixo e Várzea.Na área da freguesia estão sediadas 24 Associações de Cultura,Desporto e Lazer.
Como património monumental - Sé Catedral-Igreja de Santaa Clara-Igreja da Piedade-Janela Manuelina-Capela Nossa Senhora do Monte-Capela Nossa Senhora dos Anjos-Capela Quinta de S.José(Missionários Combonianos)-Convento de S.Francisco-Fonte das Figueiras-Museu Salgueiro Maia-Palácio Landal-Palácio Eugénio da Silva (Paços do Concelho)-Mercado Municipal-Torre do Antigo Convento da Trindade(Escola Prática de Cavalaria).
|
| |
|
 |
|
 |
|