Castro Daire
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Viseu » Castro Daire » Castro Daire
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Castro Daire

A Freguesia Castro Daire não sofreu alterações

Distrito: Viseu
Concelho: Castro Daire
 
Freguesia: Castro Daire
CONTACTOS
 
Morada Rua Inocêncio S Cruz
Cód. Postal 3600-189 CASTRO DAIRE
Telefone 232 382 603

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Augusto João da Silva Mendes Marcelino
Secretário (não disponível)
Tesoureiro (não disponível)
 
Presidente (não disponível)
Secretários (não disponível)
Restantes
Elementos
(não disponível)

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
CASTRO DAIRE

Castro Daire é uma vila com cerca de 4 600 habitantes, situa-se na região Centro (NUT II), distrito de Viseu, e está inserida na sub-região Dão/Lafões (NUT III). É sede de um município com uma área de 379,00 km² e 15 339 habitantes, fazendo parte das 16 freguesias que compõem o concelho.

Freguesia, e sede de concelho, é composta por aldeias limítrofes que abrange cerca de 32,9 quilómetros quadrados: Arinho, Baltar, Braços, Custilhão, Farejinhas, Fareja, Folgosa, Lamelas, Mortolgos, Mosteiro, Santa Margarida, Vale de Matos e Vila Pouca.

Geograficamente encontra-se situada num cume de um monte, o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar. Sabe-se que aqui habitaram romanos devido ao aparecimento de documentos epigráficos. Havia várias pontes romanas, entre elas, a Ponte Pedrinha, demolida em 1877 construindo-se a que, ainda hoje, possui a mesma designação e onde se encontrou uma lápide podendo datá-la da altura do imperador Caio Júlio César. Está historicamente comprovado que Castro Daire fez parte do padroado real e posteriormente à Casa do Infantado.

Castro Daire foi dominado pelo julgado da Terra de Moção, cabeça de concelho do mesmo nome com foral antigo, crê-se de D. Afonso III e foral novo no século XVI. Teve carta de foro por D. Afonso Henriques e carta de privilégios dada por D. Dinis. D. Manuel concedeu-lhe foral novo em Lisboa a 14 de Março de 1514.

No que concerne ao património arquitetónico edificado na freguesia, evidenciam-se insígnias de um passado aristocrático, nomeadamente no século XVIII, como a casa dos Fidalgos da Cerca e a Capela das Carrancas, as Casas brasonadas dos Aguilares e dos Mendonça e a Igreja Matriz de Castro Daire.
 
 
Home | Soluções | Mapa das Estradas | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2006 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade