Portal das Freguesias
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
ACTUALIZAÇÕES
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Porto » Maia » Portal das Freguesias



Procedimento Concursal de Assistente Operacional
Ler mais...

Boletim Nº10
Ler mais...
Passeio e Almoço Aposentados 2019 Dia 20 de Junho
Ler mais...
Dia de Portugal
Dia de Portugal
Feira do Fumeiro
Feira do Fumeiro
TASQUINHAS
TASQUINHAS
Festas de Vagos
Festas de Vagos
São João Castelo De Paiva
São João Castelo De Paiva
CTT



1ª Revisão Orçamental de 2018

1ª Revisão Orçamental de 2018

1ª Revisão Orçamental de 2018

1ª Revisão Orçamental de 2018

Exposição Solar

Exposição Solar

Cartaz Teste

Mensagem de Boas vindas

Freguesias avaliam Financiamento e Reorganização Administrativa
A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) vai realizar o segundo de um conjunto de Encontros Distritais e Regionais, com o objetivo de fazer o balanço de temas estruturantes.
Ler mais...
Calor e perigo de incêndios rurais
A Freguesia de Lousã e Vilarinho divulga o aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) relativo ao calor e perigo de incêndios florestais.
Ler mais...

MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Calor e perigo de incêndios rurais

A Freguesia de Lousã e Vilarinho divulga  o aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil  (ANPC) relativo ao calor e perigo de incêndios florestais, a partir de 22 de outubro. Recomendam-se comportamentos e medidas de prevenção para evitar os riscos de incêndio.
É proibido fazer queimadas, lançar foguetes, fumar ou foguear na floresta ou nas vias que a atravessam, bem como outros comportamentos que possam negligenciar o perigo de incêndio.
Recomenda-se ainda a toda a população a atenção em relação às florestas e zonas rurais e, em caso de incêndio, deverá ser imediatamente reportado para o número nacional de emergência 112.

AVISO ANPC

SITUAÇÃO 
 
Na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), verifica-se, previsivelmente, a partir de domingo, 22 de outubro, e até ao final da semana, um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano.
EFEITOS EXPECTÁVEIS
 
Estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, não obstante a precipitação registada nos últimos dias, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais.
MEDIDAS PREVENTIVAS
 
Face ao quadro meteorológico traçado e aos efeitos expectáveis que dele decorrem, torna-se imperioso adequar e ajustar os comportamentos individuais ao risco de incêndio florestal que irá vigorar ao longo dos próximos dias, bem como adotar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais.
A ANPC relembra que, de acordo com as disposições legais em vigor e fruto do prolongamento do período crítico até 31 de Outubro, não é permitido:
  • Realizar queimadas de fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos;
  • Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados a iluminação ou a confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados, bem como qualquer outro tipo de sobrantes de exploração;
  • Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes;
  • Fumigar ou desinfestar apiários com utensílios que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
 
A ANPC recorda, ainda, alguns dos cuidados especiais a ter face às condições meteorológicas previstas, nomeadamente no que toca à realização de trabalhos agrícolas e florestais:
  • Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Guardar todo o cuidado com as faíscas aquando do seu manuseamento, evitando a sua utilização durante os períodos de maior calor.
A ANPC sublinha, ainda, a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal que se irá registar durante os próximos dias, salientando a necessidade de sermos atentos, previdentes e prudentes no uso e fruição dos espaços rurais.
Todos devem respeitar as proibições em vigor e guardar especial atenção à evolução do perigo de incêndio florestal para os próximos dias nas diferentes regiões do país, devendo, para o efeito, procurar obter informação através dos sítios digitais da ANPC e do IPMA​, bem como dos Gabinetes Técnicos Florestais, das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros das diversas localidades.
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade