.:: Freguesia de Bucelas ::..::Freguesia de Bucelas::.
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
.:: Início ::. .:: Mapa do portal ::. .:: Área Reservada ::. .:: Webmail ::. .:: Adicionar aos Favoritos ::.
Quinta-Feira, 23.10.2014
 
Clique para Visualizar a Galeria de Fotos
Galeria de Fotos
Sugestões
Inauguração do Museu do Vinho e da Vinha - BUCELAS

A inauguração do Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, será no dia 26 de julho, às 16:00 horas, no âmbito das comemorações oficiais do 127º aniversário do concelho de Loures, considerado como motivo de orgulho e um exemplo de perseverança.

Apesar da crise generalizada e de todos os constrangimentos económico-financeiros que atingem o país de forma transversal, a Câmara Municipal de Loures faz questão de avançar e concluir este projeto, que é encarado como um bom exemplo da política cultural prosseguida nos últimos anos.

Por um lado, implementa-se uma estrutura que simboliza a união, a memória e o passado comum das gentes de Loures, visível na paisagem rural e no modo de estar das pessoas; noutro sentido é importante o facto de representar um contributo efetivo para a desconcentração dos grandes espaços museológicos municipais, uma vez que se trata do primeiro museu instalado na região norte do concelho.

Esta nova infraestrutura museológica, localizada na zona histórica da vila de Bucelas, está instalada num edifício ligado à tradição vitivinícola da região. O edifício datado do final do século XIX foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, pertencente à família Camilo Alves, à qual estava associada uma adega e o respetivo armazém de vinhos, espaços que foram recuperados e adaptados à nova função museológica juntamente com o jardim adjacente, que foi também renovado, depois de ter sido construído, no seu subsolo, um estacionamento de apoio ao museu.

A residência foi recuperada com o mínimo de alterações possíveis de modo a abrigar os serviços administrativos, uma loja e sala de prova de vinhos, um centro de documentação, os serviços educativos, uma sala de reuniões, arrumos diversos e uma sala separada, onde está instalado um “Centro de Interpretação das Linhas de Torres”, que já está a funcionar autonomamente.

Em termos práticos e funcionais, este novo equipamento cultural vai integrar a Rede de Museus Municipais de Loures e dedicar-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada por decreto de 3 de março de 1911, apostando na promoção do território e na divulgação da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho.

Aceite o convite e venha a Bucelas fazer parte deste momento único, assistindo à cerimónia de inauguração e abertura ao público do Museu do Vinho e da Vinha.

  

  

  

Visite-nos
Agenda de Eventos
Freguesia de Bucelas
Ler mais...
Procedimento de seleção de bancas de peixe

Edital lugar venda peixe

Procedimento de selecao de bancas de peixe 


Novidades Bibliográficas - OUTUBRO
Novidades Bibliográficas - OUTUBRO
Atribuição de quiosque

Norma Atribuicao Quiosque

Biblioteca Irene Cruz
Ler mais...
Ler mais...
Ver aqui
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...

Ler mais...
Bucelas de Agenda Cheia

Para receber, via correio electrónico, escreva para: 

Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Rede Social Loures
Ler mais...
Deliberações da reunião de 23/10/2013
Ver Editais
Arruamentos de Bucelas
Ler mais...
Produtores de Vinho de Bucelas
Ler mais...
Mapa Google
Visitas
.::Visitas::.
Hoje: 99
Total: 262451
Início Autarcas Freguesia Informações Notícias Mapa do Portal Contactos
Junta de Freguesia de Bucelas © 2010 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por FREGUESIAS.PT
Portal optimizado para resolução de 1024px por 768px