.:: União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista ::.
Início
.:: Início ::. .:: Mapa do portal ::. .:: Área Reservada ::. .:: Webmail ::. .:: Adicionar aos Favoritos ::.
Quarta-Feira, 26.7.2017
Recenseamento
Sugestões

Minhas Amigas e meus Amigos,

Hoje invade-nos um misto de sentimentos.

Por um lado: uma certa nostalgia, pois as duas freguesias, criadas por vontade expressa do seu povo, legitimadas pelo mesmo Decreto Nº15:009 publicado no Diário do Governo de 10 de Fevereiro de 1928 e que viveram irmãmente desde a sua fundação, vêem chegado o fim da sua autonomia enquanto autarquias.

Com efeito, embora contra a vontade da população, uma famigerada lei decretou que as duas freguesias, obrigatoriamente e, repito, contra a vontade das populações, se unissem, nascendo, assim, a UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA EUFÉMIA E BOA VISTA.

Quero deixar aqui uma palavra de grande admiração pelo empenho e pelo esforço dos nossos antepassados que lutaram e conseguiram criar as duas freguesias e prestar-lhes, aqui e agora, solenemente, uma sentida e justa homenagem.

Homenagem extensiva a todos aqueles e aquelas que integraram os vários órgãos autárquicos das duas freguesias: Boa Vista e Santa Eufémia, que ao longo destes quase 86 anos zelaram e velaram pelas suas freguesias, pela sua dinamização e pela qualidade de vida das suas gentes.

Uma palavra de grande apreço, e também de alento, para os presidentes de Junta, seus companheiros de executivo e membros das Assembleias de Freguesia que integraram os órgãos de ambas as freguesias neste último mandato e que agora chega ao fim, sendo certo que tudo fizeram para manter a sua autonomia. Não devem, ou melhor, não devemos porque eu também me incluo, sentir-nos culpados de sermos os últimos autarcas das nossas freguesias.

Por outro lado: hoje, dia 22 de Outubro de 2013, é um marco histórico. Às freguesias de Boa Vista e Santa Eufémia sucede a UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA EUFÉMIA E BOA VISTA. Em democracia, as leis, mesmo que mal feitas e contra a vontade do povo, como reconhecidamente é o caso, são para cumprir, e é isso que estamos, aqui e agora, a fazer.

Agora, o futuro:

Pelas eleições do passado dia 29 de Setembro o povo das duas freguesias confiou, inequivocamente, o seu voto em nós, elegendo-nos para sermos os primeiros órgãos autárquicos da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA EUFÉMIA E BOA VISTA. Seremos os primeiros desta nova realidade. Este facto reforça a nossa obrigação de assumirmos os compromissos a que nos propusemos. Decerto que o posso assumir, aqui neste momento solene, em nome de todos nós.

Cabe aqui recordar a carta de princípios, na qual eu e a minha equipa de confiança nos comprometemos, entre outros, a “defender os interesses de todos os fregueses e a garantir os respectivos serviços de proximidade” em Santa Eufémia e na Boa Vista, e “respeitar a identidade de cada freguesia bem como o seu património cultural e histórico”.

Os tempos que vivemos não são fáceis. Todos temos consciência das dificuldades que o nosso país está a atravessar que, inevitavelmente têm efeitos negativos na governabilidade local. O orçamento de estado para o próximo ano penaliza-nos com mais um corte, este na ordem dos 10%. Em rigor, trata-se de uma dupla penalização, já que também os municípios sofrerão com a mesma medida, com efeitos nas freguesias que verão, assim e também, reduzidos os valores das competências que habitualmente são delegadas nas freguesias.

Porém, a mensagem que vos quero aqui deixar é de optimismo e de esperança. Se bem que a obra física, materializada em obras, é importante, mas por vezes inacessível por falta de financiamento, a obra humana está ao alcance de todos nós. E nós, minhas Amigas e meus Amigos, temos a sorte de ter do melhor que se pode desejar. Refiro-me, como já devem ter percebido, às várias Associações existentes nas duas freguesias. De índole social, recreativa, desportiva, religiosa, etc… Não vou referir os nomes pois posso cometer a injustiça, embora que involuntária, de me esquecer de algum. Acreditem, minhas Amigos e meus Amigos: o edifício humano é bem mais difícil de construir do que o edifício material. Mas, poderá tornar-se fácil, pois depende apenas da nossa vontade e disponibilidade de cada um de nós em participar. Dentro de parâmetros previamente estabelecidos e das possibilidades da Junta de Freguesia, poderão contar com o nosso apoio.

Temos ainda a sorte (e porque não o mérito?) de termos duas marcas de reconhecido valor nacional e, até, internacional. Refiro-me ao “Menino do Lapedo” e ao “Leitão da Boa Vista”, que deverão ser dinamizadas e dadas a conhecer muito para além da nossa região. Considero que este é um objectivo que deve ser de todos nós. Todos podemos, e devemos, ser embaixadores do melhor que a nossa terra tem e divulgá-lo em qualquer lugar em que nos encontremos. E temos muito de que nos orgulhar…

Uma palavra para os meus colegas de executivo que, comigo, vão abraçar a nobre tarefa de orientar os destinos da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA EUFÉMIA E BOA VISTA nos próximos quatro anos. O seu reconhecido valor, disponibilidade e empenho pelas causas que abraçam são o garante de um valioso contributo de toda a equipa da Junta de freguesia para a melhoria da qualidade de vida das gentes das nossas freguesias.

Uma palavra também para a Assembleia da União das Freguesias. Desejo que desempenhe bem as suas funções e que funcione como um órgão colaborativo de acompanhamento e fiscalização construtiva da actividade da Junta de Freguesia.

Por fim, queria anunciar que, em breve e ainda no decorrer deste ano, irão ser executadas algumas obras em ambas as freguesias. Trata-se de obras de pavimentação de vias e construção de passeios que são, é justo dizê-lo, obras que vêm dos executivos anteriores mas que por motivos alheios a ambos não se concretizaram antes das eleições de 29 de Setembro.

Espero, sinceramente, vir a corresponder às expectativas e à confiança que em mim depositaram, bem como nos meus colegas de executivo e nos membros da Assembleia.

Muito obrigado a todos

Mário Rodrigues


Contactos da Junta
Morada: Rua António Antunes Barbeiro, nº1
Código Postal: 2420-379 Boa Vista Leiria
Telefone: 244 723 025/592
Fax: 244 723 586
Email: boavista@santaeufemia-boavista.com
Site: www.santaeufemia-boavista.com
  RSS da Freguesia
Horário: Segunda a Sexta-Feira das 10:00 ás 13:00 e das 14:00 ás 18:00

  • Morada:Rua Nª Srª da Conceição nº 253

  • Código Postal:2420-362 Santa Eufémia Leiria

  • Telefone:244 801 052

  • Fax:244 801 770

  • Email:santaeufemia@santaeufemia-boavista.com

  • Site:www.santaeufemia-boavista.com

  • Horário:Segunda a Sexta-Feira das 9:00 ás 13:00 e das 14:00 ás 17:00

Mapa Google
Visitas
.::Visitas::.
Hoje: 2
Total: 97832
Início Autarcas Freguesia Informações Notícias Mapa do Portal Contactos
Junta de Freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista- Leiria © 2014 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por FREGUESIAS.PT
Portal optimizado para resolução de 1024px por 768px