.:: Freguesia de São João da Ribeira e Ribeira de São João ::.
Quarta-Feira, 24.4.2024
ASFIC FAZ HISTÓRIA PARA O CICLISMO DE RIO MAIOR

A equipa de ciclismo de Rio Maior, ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, deslocou-se no último fim-de-semana, a Cazorla, província de Andaluzia, em Espanha, onde participou no campeonato Ibérico de Ciclismo Masters.

O campeonato Ibérico realiza-se todos os anos, alternando a sua realização entre Portugal e Espanha, sendo objetivo desta prova apurar os três melhores ciclistas de cada escalão de ambos os países. As caraterísticas do percurso são comuns a todas as categorias, embora com número de voltas variável em função das categorias etárias.

Devido à longevidade da prova, a equipa partiu para a prova no dia 15 de Julho, pernoitando já em Espanha, na localidade de Zafra, e no dia seguinte seguiu para Cazorla.

Para esta prova a equipa do concelho de Rio Maior fez-se representar pelos ciclistas Rui Rodrigues, João Portela, Humberto Pereira Careca, Hélder Pereira, Edgar Oliveira e Jorge Letras, acompanhados pelo treinador Armindo Lúcio e pelo Director Desportivo Rui Medina

A prova tece início às 09h30, tendo alinhado à partida 127 atletas ibéricos. Os primeiros a partir foram os Masters A, que depois de percorrerem cerca de 55 km, passaram novamente em Cazorla, sendo então inseridos os ciclistas Masters B e C.

Para esta corrida, a equipa resolveu colocar a fasquia muito alta, propondo-se atingir objetivos inéditos para o ciclismo de Rio Maior, sendo um desses objetivos a consagração do atleta Humberto Careca, como campeão Ibérico, e caso possível, tentar a conquista de mais 1 atleta campeão ou uma subida ao pódio.

Humberto Careca, já à muito que havia definido que o seu objetivo seria a conquista do campeonato ibérico, tendo para isso abdicado de outras possíveis conquistas para ajudar os colegas de equipa, como foi o caso nos campeonatos nacionais.

A corrida foi logo atacada de inicio, havendo aos 3 km uma fuga de dois atletas que nunca foi alcançada, no entanto esses atletas não eram da categoria do Humberto Careca, e por isso os seus colegas não reagiram. Embora a fuga fosse prejudicial para a equipa, nomeadamente para a conquista do segundo objetivo,pois os atletas em fuga pertenciam à categoria de João Portela, Hélder Pereira e Jorge letras, a equipa manteve a serenidade para cumprir a estratégia definida pelo seu treinador, Armindo Lucio.

Aos 40 km, Humberto Careca cumpriu essa estratégia ao conseguir sair do pelotão colocando-se em fuga. Com o Humberto Careca em fuga, a equipa teria de manter o controlo do pelotão, e caso conseguisse, apenas engrenar os seus atletas numa fuga, mas nunca atacar para não prejudicar o colega de equipa.

Com cerca de 80 km percorridos Jorge Letras e Edgar Oliveira conseguiram estar atentos e engrenar numa fuga, a estratégia assim estava definida, Humberto Careca em fuga e caso houvessem tentativas de mais fugas no pelotão os atletas da ASFIC tinham de lá estar, até porque essa fuga poderia chegar ao pelotão dos atletas Master B e haver entreajuda.

A 3 km do fim, um ciclista Master B saltou do grupo, ganhando avanço indo no seu encalço Humberto Careca e Rui Rodrigues, ciclistas da equipa riomaiorense que já não conseguiram apanhar o fugitivo, mas cortaram a meta logo a seguir, feito que deu a vitória a Humberto Careca no seu escalão, sagrando-se assim campeão ibérico e Rui Rodrigues vice campeão Ibérico.

Certo que não correu na perfeição, a perfeição seria ter conquistado todos os objetivos propostos, mas é um resultado bastante positivo para a equipa, fruto da união entre os grandes atletas que a compõem e mostram sempre a sua garra e determinação, dignificando a camisola da ASFIC.

Com estes 2 títulos, Campeão Ibérico e Vice-Campeão Ibérico, alcançado por Humberto careca e Rui Rodrigues a ASFIC Grupo Parapedra/ Dinazoo/ Riomagic conseguiu um feito histórico para a sua equipa e para a cidade de Rio Maior, pois é a primeira vez que uma equipa do concelho consegue tal proeza.

De referir, que só esta época, a ASFIC Grupo Parapedra/ Dinazoo/ Riomagic conquistou o quinto título importante em termos individuais, dois de campeão regional, 2 títulos de campeão nacional (estrada e contra relógio) e um título de campeão ibérico, o que muito poucas equipas nacionais se podem orgulhar destes feitos.

Uma vez mais elevámos ao mais alto nível a cidade de Rio Maior e os patrocinadores da equipa, não só a nível nacional, mas além fronteiras e por isso toda a equipa está de parabéns, pois as vitórias são fruto do excelente trabalho desempenhado por quem trabalha arduamente no sentido de conseguir sempre bons resultados, e estes atletas são fantásticos e mostram a sua união na competição em estrada.

ASFIC dedica este título de extrema importância a todos os patrocinadores sem exceção, e em quatro pessoas em especial, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, ao Vereado do Desporto, Lopes Candoso, ao Presidente da União de Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João, Leandro Jorge, e ao grande impulsionador desta equipa, Gonçalo Pinheiro do Grupo Parapedra.

www.sjr-rsj.pt

Mercado Mensal
www.sjr-rsj.pt
Meo Kanal
QR Code - Siga-nos!
Especialidades Médicas
Escola de Música de Ribeira de S. João
Programa 'Mais Desporto, Mais Saúde'
Espaço do Cidadão - JÁ DISPONÍVEL !
Percurso Pedestre
Centro Social Paroquial S. João Batista