Quinta-Feira, 28.3.2024

Paróquia do Bunheiro festejou o seu padroeiro São Mateus na abertura do Ano Pastoral 2016/2017

O Padre Filipe Coelho e a equipa de animação, organizaram este ano a abertura do Ano Pastoral 2016/2017, de uma forma diferente, fazendo-a coincidir com a Festa do padroeiro São Mateus. Há alguns anos a esta parte que, o Bunheiro deixou de festejar "a nível pagão" o seu santo  padroeiro, tendo no entanto, permanecido os festejos a nível religioso com a habitual missa seguida de procissão.

Desta forma, e inserido na programação que a paróquia tem feito desde há 25 anos a esta parte, decidiram iniciar este ano pastoral com a Festa do Padroeiro São Mateus, que ocorreu na 4ª feira 21 de setembro, sábado 24 e domingo 25, de modo a que toda a comunidade participasse nestes momentos (3 dias de festa) e que descobrisse quantos movimentos paroquiais e quantas pessoas estão ao serviço da paróquia e dos seus irmãos. Isto mesmo aconteceu no sábado, pelas 17h no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, onde foi explicitada sucintamente a Meta Geral e o programa para este ano 2016/2017 tendo marcado também o arranque da catequese. À noite pelas 21h, neste mesmo salão, atuou o GMB - Grupo Musical Bunheirense, e os ranchos folclóricos "Andorinhas de S. Silvestre" e "Os Camponeses da Beira Ria" que conjuntamente animaram a noite a convite da Paróquia.

No domingo na eucaristia das 9h30, a igreja de São Mateus foi pequena para receber as centenas de pessoas que quiseram comungar do espírito iniciado no dia anterior usando os lenços coloridos oferecidos consoantes as suas zonas de residência. Desta forma conseguiu-se ter uma ideia de que muitas pessoas que não são do freguesia do Bunheiro, participam ativamente na vida religiosa desta paróquia.

Na procissão, ao som de músicas entoadas pelo GMB desta vez numa formação de "banda de procissão", muitos foram os que cumpriram a tradição de acompanhar o andor de São Mateus.

Fica a esperança de que, com este novo arranque em torno da Festa do padroeiro São Mateus, a comunidade se organize para que no futuro São Mateus volte a ter grandiosos festejos.

Total: 1481982