Terça-Feira, 23.4.2024

O Município da Murtosa celebra 90 anos da sua elevação a CONCELHO
O Município da Murtosa celebra 90 anos da sua elevação a CONCELHO No próximo dia 29 de outubro passam 90 anos sobre o decreto emancipador, assinado pelo Almirante Jaime Afreixo, que criou o Concelho da Murtosa.

Para celebrar a data, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um programa comemorativo, com um conjunto de iniciativas que pretendem dignificar, de forma simbólica mas muito significativa, a importância do acontecimento.

O programa inicia-se na sexta-feira, dia 28, com o concerto “Jesus Christ Superstar”, que junta o Coro de Santa Maria da Murtosa, o Coral da Associação Cultural de Salreu, o Grupo Musical Bunheirense e o pianista Diogo Santos Silva (Expensive Soul), no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa, pelas 21h30.

No sábado, dia 29, terá lugar, pelas 9H30, o hastear das bandeiras junto à Câmara Municipal, seguida da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, em Pardelhas; pelas 10h00, o salão nobre dos Paços do Município acolherá uma sessão solene evocativa dos 90 anos do Concelho, onde será feita a apresentação de uma obra, coordenada pelo historiador Marco Pereira, que compila a história da Murtosa, nos seus mais variados aspetos, da formação do território à administração política e religiosa, passando pelo património, educação e atividade económicas, entre outros.

Estruturalmente, será uma publicação de fácil leitura e consulta, acessível a todos e pensada, de um modo especial, para os nossos jovens, pretendendo-se que o livro se assuma como uma obra de referência para todos aqueles que desejem conhecer melhor a história da Murtosa e dos Murtoseiros.

Esta publicação, de cariz mais abrangente, abrirá caminho a um conjunto de obras de investigação sobre a história do Concelho, que abordarão, com profundidade, temáticas específicas e que terão um ritmo de apresentação de uma por ano, na próxima década, até ao centenário da emancipação do concelho, que se celebrará em 2026.

Ainda no sábado, pelas 21h30, o Centro Recreativo Murtoense será o palco para a representação da peça “O Mar”, pelo Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa.

No domingo, dia 30, pelas 16H00, a Casa das Gerações recebe o lançamento da obra “O Preço da Noiva – Histórias da Emigração”, a mais recente criação literária do conceituado escritor Murtoseiro Pinho Neno.

O programa comemorativo encerra com a apresentação pública, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, às 21H30, do documentário e do livro que registam, para memória futura, a recriação do arraial de S. Gonçalo, que teve lugar no dia 5 de junho deste ano.

Notícia extraída da NOTA IMPRENSA 141/2016 do município

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30