.:: Freguesia de São João da Ribeira e Ribeira de São João ::.
Quarta-Feira, 24.4.2024
Notícia Publicada no Website do Jornal ' Jornal O RIBATEJO '

Notícia Publicada no Website do Jornal ' Jornal O RIBATEJO '
www.oribatejo.pt '

UniArt - S. João da Ribeira, 7 de Janeiro de 2017

No âmbito do programa Arte Pública da Fundação EDP um grupo de artistas instalou-se há uns meses no concelho de Rio Maior e, com a colaboração das populações locais e das autarquias, transformou a paisagem de cinco aldeias.
Democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Sábado passado foi a “inauguração” das obras de arte pública, com os artistas Uniart a conduzirem um grupo de jornalistas, autarcas e populares numa visita guiada às intervenções artísticas na vila da Marmeleira, Assentiz, S. João da Ribeira e Ribeira de S. João.

A visita iniciou-se no Centro cívico de São João da Ribeira, onde foi possível observar a evolução do projeto de arte pública, numa exposição de fotografias e vídeos sobre a criação das obras dos artistas Uniart no Ribatejo AlecrimSAMINA , Desejos Urbanos e João Seguro.

Para a criação das suas obras, os artistas começaram por participar em assembleias com as populações, para definir os espaços das intervenções, em diálogo com o património construído, a cultura e as tradições locais.

Desde logo, o grande poeta Ruy Belo, natural de S. João da Ribeira, serviu de inspiração para as intervenções nos abrigos das paragens de autocarro, transformadas em mini-bibliotecas com livros de autores locais e obras oferecidas pelos populares das aldeias. Em cada paragem, um poema de Ruy Belo serviu de inspiração para a pintura de Priscilla Ballarin (ver VÍDEO), artista brasileira que forma com Eliza Freire o coletivo de poesia urbana Desejos Urbanos.
“Tive aqui a oportunidade de conhecer a poesia de Ruy Belo, que nos fala do quotidiano, das coisas simples da vida e isso deu-nos a inspiração para o nosso projeto artístico nos abrigos das paragens de autocarro, que são espaços de encontro muito frequentados, especialmente pelos mais jovens”, disse a artista Priscilla Gallarin. Assim, em cada paragem de autocarro existe um armário com livros que as pessoas podem tirar para ler e devolver noutra paragem.

Mais adiante, os velhos mamarrachos dos postos de transformação elétrica foram cobertos com pinturas de Alecrim (ver VÍDEO), que também assina outras intervenções em muros e edifícios públicos. Frente ao centro de dia de S. João, foi instalada uma escultura em madeira, de João Justo (ver VÍDEO), artista e professor no Instituto Politécnico de Tomar, que a partir de dois módulos de biblioteca pretendeu retratar “os dois lados complementares do Ribatejo” que considera ser “ao mesmo tempo uma das regiões mais conservadoras do país, mas onde também tiveram lugar alguns dos acontecimentos mais revolucionários da nossa história”.

São 10 as intervenções artísticas que conseguiram mudar a paisagem urbana e já conquistaram o coração de muito moradores destas aldeias que aderiram ao projeto oferecendo livros e acompanhando o trabalho dos artistas.

A Uniart é um projeto integrado no programa de Arte Pública da Fundação EDP, que no concelho de Rio Maior contou com a parceria das produções Fixe, uma empresa da área da formação com sede na vila da Marmeleira, e com o apoio da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e da União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.

A apresentação do UniArt contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, do vereador Augusto Figueiredo, dos presidentes de junta das duas Uniões de Freguesias envolvidas, Leandro Jorge e Amélia Simao, da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, da responsável pelo Arte Pública da Fundação EDP, Sandra Santos, e de Ana Rita Camará, das “Produções Fixe”, coordenadora do Projeto UniArt no Ribatejo.

A arte como instrumento de inclusão social é o mote do projeto Arte Pública Fundação EDP. Com orientação para territórios de baixa densidade a nível nacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meio rural.

O projeto promove várias linguagens artísticas, num processo participativo em que artistas e população colaboram no desenvolvimento de intervenções artísticas locais. Este ano, além de Rio Maior, o projeto de Arte Pública Fundação EDP está presente também em diversas aldeias de Trás-os-Montes, Alentejo e Algarve.

www.sjr-rsj.pt
#SJRRSJ

Mercado Mensal
www.sjr-rsj.pt
Meo Kanal
QR Code - Siga-nos!
Especialidades Médicas
Escola de Música de Ribeira de S. João
Programa 'Mais Desporto, Mais Saúde'
Espaço do Cidadão - JÁ DISPONÍVEL !
Percurso Pedestre
Centro Social Paroquial S. João Batista