Quinta-Feira, 25.4.2024

R. F. "Os Camponeses da Beira Ria" participam no 91º Aniversário do Município da Murtosa com o Espetáculo "Maresia"
R. F.

COMEMORAÇÕES DOS 91 ANOS DA CRIAÇÃO DO CONCELHO DA MURTOSA

No próximo dia 29 de outubro passam 91 anos sobre o decreto emancipador, assinado pelo Almirante Jaime Afreixo, que criou o Concelho da Murtosa.

Para celebrar a data, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um singelo programa comemorativo, com um conjunto de iniciativas que pretendem dignificar, de forma simbólica mas muito significativa, a importância do acontecimento.

Na sexta feira, dia 27 de outubro, o salão nobre dos Paços do Município recebe o Fórum Educação Murtosa – 2017, organizado, em parceria, pelo Agrupamento de Escolas da Murtosa e pela Câmara Municipal, que tem a pretensão de ser um espaço de partilha e reflexão acerca da temática da educação no concelho.

No sábado, dia 28, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, terá lugar a apresentação do espetáculo “Maresia”, levado à cena pelo Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), com encenação de Armando Dourado, que contará com a participação especial do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.

Finalmente, no domingo, dia 29 de outubro, será feita a habitual homenagem aos homens e mulheres que lutaram pela emancipação da Murtosa, com uma romagem, pelas 10H20, ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, no centro da vila, onde será feita a deposição de uma coroa de flores. Pelas 11 da manhã, celebrar-se-á, na Igreja de Pardelhas, uma missa de ação de graças.

A Câmara Municipal convida toda a população a participar nos eventos promovidos no âmbito das comemorações dos 91 anos do Concelho da Murtosa.

Notícia extraída da página do Município da Murtosa