.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Quinta-Feira, 25.4.2024

Mais um prémio conquistado pelo espumante ‘Terras do Demo’ produzido em Moimenta da Beira

É um atrás do outro. O último foi anunciado e atribuído há três dias pela revista “Vinho Grandes Escolhas”. O prémio distinguiu um espumante ‘Terras do Demo’, Malvasia Fina, branco, de 2016, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, com sede em Moimenta da Beira, num concurso com mais de 400 vinhos, e numa prova cega com 50 jurados, entre enólogos, enófilos, críticos de vinho profissionais e representantes da imprensa especializada.

“É um grupo de jurados algo heterogéneo, é verdade, mas consideramos que isso é mais uma virtude que um defeito. De facto, a inclusão de enófilos num grupo de profissionais de prova permite aproximar, digamos assim, a avaliação dos vinhos ao patamar do consumidor mais comum. Ou seja, o concurso “VINHO Grandes Escolhas” pretende estar mais próximo do consumidor regular dos bons vinhos, alargando o leque de opiniões a pessoas que são apreciadores frequentes e interessados, tal como muitos dos nossos leitores. Por outro lado, o concurso tem outra vertente que é a de ajudar muitos a aprimorar os seus dotes de avaliação”, explica a direção da revista numa nota enviada à imprensa.

O prémio foi entregue na sexta-feira, 27 de outubro, a João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira, num certame do setor que decorre até hoje, 30 de outubro, no parque das Nações, em Lisboa.

Prémios “Grandes Escolhas 2017”

- Terras do Demo, Távora-Varosa, Malvasia Fina, branco, 2016 (Cooperativa Agrícola do Távora);

- Aliança, Baga-Bairrada, Reserva rosé, 2015 (Aliança – Vinhos de Portugal);

- Luiz Costa, Bairrada, Pinot Noir-Chardonnay, branco, 2014 (Caves São João – Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos);

- M&M Gold Edition, Beira Atlântico, branco (Cave Central da Bairrada);

- Montanha, Baga-Bairrada, Baga Grande, Cuvée branco 2013 (Caves da Montanha A. Henriques);

- Murganheira, Assemblage, Távora-Varosa, Grande Reserva, branco, 2002 (Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa);

- Murganheira, Cuvée, Távora-Varosa, Reserva Especial, 2006 (Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa);

- Murganheira, Vintage, Távora-Varosa, branco, 2007 (Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa);

- Quinta do Cerrado, Dão Reserva, rosé, 2014 (União Comercial da Beira);

- Raposeira, Velha Reserva, branco, 2009 (Caves da Raposeira);

- Real Companhia Velha, Pinot Noir-Chardonnay, 2013 (Real Companhia Velha);

- Ribeiro Santo, Blanc de Noirs, 2011 (Magnum Vinhos);

- São Domingos, Elpídio Bairrada, branco (Caves do Solar de São Domingos);

Um sublinhado para o grande vencedor do concurso com o “1º Prémio Grandes Escolhas” atribuído a um espumante Murganheira, Blanc de Noirs, Távora-Varosa, Touriga Nacional, branco, de 2009, da Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa, com sede em Tarouca.

Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de
São João Baptista