.:: Freguesia de União das freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima ::.
Quarta-Feira, 24.4.2024

Informação sobre o Nemátodo da Madeira do Pinheiro
Informação sobre o Nemátodo da Madeira do Pinheiro O nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente pinheiros e outras árvores resionosas.
Longicórnio do pinheiro (Insecto-vector)
O nemátodo é transmitido às árvores por um insecto-vector, o Longicórnio dopinheiro. A dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo do insecto, de Abril a Outubro.
Sintomas:
Amarelecimento e murchidão das agulhas (primeiro as mais antigas, estendendo-se gradualmente a toda a copa);
Diminuição da produção de resina;
Manutenção das agulhas mortas por período prolongado;
Existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa.
Como combater a doença?
Detectar e remover os pinheiros mortos ou com sintomas de declínio, preferencialmente no período de Novembro a março de cada ano;
Eliminar todos os sobrantes de exploração florestal;
Controlar a população do insecto-vector durante o seu período de voo (Abril a Outubro) por meio de armadilhas.
A quem compete a remoção das árvores e dos sobrantes?
Estas acções são da responsabilidade dos proprietários e constituem uma obrigação legal.
Esteja atento à legislação em vigor e potenciais apoios e informe-se antes de proceder a qualquer acção de exploração florestal.
Consulte a sua organização de produtores florestais ou o gabinete técnico florestal do seu município.
GASTRONOMIA
Esta é sem duvida uma terra rica em iguarias, que acompanhadas de um bom vinho são por si só...
Presépio de Vilamar 2010
Igreja