Quinta-Feira, 28.3.2024

Apelo à limpeza e desobstrução de levadas, valas e regueiras

Em época das chuvas ou em que é espetável que chova mais, a nossa freguesia, pode vir a ter problemas que se ficam a dever à falta de limpeza de levadas/valas/regueiras e ao facto de algumas não serem abertas em tempo oportuno. Problema mais grave é relativo a troços de levadas que já desapareceram, como se nunca tivessem existido deixando, algumas delas, sem a necessária continuidade.

De facto, não são necessárias grandes chuvadas para fazer inundar alguns terrenos e a água aparecer a cobrir parte da plataforma de algumas das estradas e caminhos.

A Junta de Freguesia do Bunheiro em articulação com a Câmara Municipal da Murtosa tem vindo nos últimos anos a intervencionar locais, que não passa apenas pela limpeza dos mesmos, mas também para definir algumas das linhas de drenagem estruturantes. No entanto, mais há a fazer por estas entidades que muitas vezes são obrigadas a corrigir erros, desleixo e falta de responsabilidade por parte de alguns proprietários/arrendatários. Contudo, é necessário que cada um assuma a sua responsabilidade. Ter uma propriedade que é delimitada com uma levada, traz vantagens/desvantagens e consequentes responsabilidades aos seus proprietários (ou arrendatários).

O executivo está atento e sabe que algumas situações já foram regularizadas pelos seus proprietários/arrendatários, no entanto, muitas outras existem que para além de não terem sido intervencionadas ainda, quem trabalha as terras, num ato de irresponsabilidade e comodismo prejudica/obstrui/tapa as mesmas levadas, valas ou regueiras.

Apela-se mais uma vez ao bom senso de todos para que se evitem constrangimentos ou mesmo danos a terceiros. O não cumprimento da legislação em vigor é punível por coima.