Sexta-Feira, 19.4.2024

Com grande participação decorreu o Fim de Semana Cultural e Dia da Freguesia

Pelas 10H00 de sábado, dia 7 de Agosto, decorreu no Estádio Municipal da Saldida o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, tendo-se registado um resultado final de 3-0, favorável aos solteiros. Cada uma das equipas era constituída por cerca de 20 jogadores, que se foram revezando face às equipas iniciais.

Pelas 13H00 teve início o almoço convívio entre os jogadores, respectivas famílias e amigos, uma organização da Associação Cultural Bunheirense.

À noite, cerca das 20H00 as “tasquinhas” das quatro colectividades da terra (Associação Cultural Bunheirense, Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre”, Grupo Musical Bunheirense e Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”), iniciaram o serviço de jantares, bebidas e petiscos, tendo sido notória a grande quantidade de comensais.

Às 22H30 o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” iniciou a animação com a execução de várias danças do seu reportório. Seguiu-se a já habitual queima de fogo de artifício, um espectáculo que nos tem vindo a ser oferecido pelos “Amigos da Cerca”. De seguida foi a vez do grupo de Danças de Salão da ACB fazer a sua apresentação de divulgação, tendo o espectáculo sido do agrado geral, o que, por certo, terá garantido novas adesões para a modalidade.

No domingo de manhã, pelas 09H00, deu-se início ao “Dia da Freguesia” com o acto de hastear as bandeiras no edifício da Juta de Freguesia, ao som do Hino Nacional, executado pelo Grupo Musical Bunheirense. Os convidados (Dr. Santos Sousa – Presidenta da Câmara Municipal da Murtosa e Dr. Francisco Pereira – Presidente da Assembleia Municipal da Murtosa, elementos da Assembleia de Freguesia, Presidentes e outros representantes das colectividades) seguiram em direcção à igreja, tendo sido acompanhados pelo GMB que executou uma marcha, tendo tocado uma outra já no adro da Igreja.

O executivo e os convidados participaram, depois, na eucaristia dominical das 09H30. No final desta foram em cortejo ao cemitério onde, na Cruz Central fizeram a deposição de uma coroa de flores, numa singela homenagem a todos quantos, ao longo dos tempos, contribuíram para o progresso e bom nome da nossa Freguesia do Bunheiro.

Às 10H45, no edifício da Junta de Freguesia foi feita a inauguração de uma exposição relativa ao Centenário da Implantação da República.

Cerca das 12H00 seguiram-se os almoços nas tasquinhas das colectividades, as quais não tiveram mãos a medir face à grande adesão de pessoas.

Pelas 15H00 iniciou-se a animação para os mais novos com um grande insuflável, balões e pinturas faciais. Embora esta parte tenha sido pensada para os mais novos, o certo é que alguns mais velhos não resistiram em ir fazer a experiência do gosto.

Pelas 16H00 iniciou a sua animação os “Ventos da Ria”, que executou diversos temas de música popular portuguesa do seu reportório, com agrado geral. Em simultâneo, elementos do Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre” executavam alguns jogos populares, como a malha e o peão, mostrando aos mais novos como se brincava outrora.

Cerca das 17H00, iniciou-se a animação com passeios de charretes na avenida de S. Mateus, actividade da responsabilidade da secção de hipismo da Associação Cultural Bunheirense.

Num breve balanço deste evento, dizemos que tudo correu bem, quer em termos de participação, quer na animação, quer ainda no que se refere ao tempo que se fez nestes dois dias.

Uma palavra final de agradecimento da Junta de Freguesia às colectividades da terra, elas sim, merecedoras de todos os elogios por todo o esforço dispendido, pelo trabalho feito e pela animação que proporcionaram.

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro
SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30