.:: Junta de Freguesia de N. Srª da Graca de Povoa e Meadas ::.
Quinta-Feira, 18.4.2024

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Lagar de Varas

A Junta de Freguesia está a instalar, numa das eiras do Ribeiro, parte do antigo Lagar de Varas, que funcionou, até aos inícios do século XX, na Tapada do Lagar. Trata-se do aparelho de duas mós e de um peso de lagar. O lagar funcionava, numa primeira fase do processo, pela prensagem das ceras, com recurso a uma vara (tronco de árvore) que era rebaixada, até esmagar o fruto (azeitonas) por força de um sistema de parafuso, montado no peso de lagar. Numa segunda fase do processo, a pasta das ceras, era liquefeita no aparelho de mós. Este aparelho funcionou com dois sistemas. No início, através de uma gigantesca roda de madeira, acionada pela água do ribeiro, canalizada para o efeito. Mais, tarde, através de tração animal (burros), como se fosse uma nora. Este tipo de lagares constituem uma prova da grande diferença de velocidade com que a técnica evoluiu ao longo dos séculos. Na verdade, o sistema manteve-se, praticamente, inalterado, desde o tempo dos romanos, até ao início do século XX, ou seja, cerca de 2000 anos. Do século XX para cá, todos conhecemos a velocidade com que a técnica evoluiu.

Está, pois, de parabéns a Junta de Freguesia, por mais esta iniciativa, que virá enriquecer o conhecimento da nossa história e constituirá um novo ponto de atracão da nossa terra. (Texto de Jorge Rosa)

Com o Lagar na Eira, muita azeitona na oliveira....

Ao dispor para criar valor, o Executivo da JFNSGPM...®

Pórticos de Boas Vindas nas entradas principais da Freguesia