Quinta-Feira, 28.3.2024

Salão da Junta Freguesia Bunheiro recebe o FESTCORDEL

A Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Aveiro recebem, de 21 de fevereiro a 4 de março, a primeira edição do FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular, dedicado às tradições do descante, da desgarrada e do cantar ao desafio, que reunirá poetas repentistas de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos.

O FESTCORDEL passará pela Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, no sábado, dia 24 de fevereiro às 21H30, com a atuação de Augusto Canário e Cândido Miranda (Portugal); Geraldo Amâncio e Jorge Macedo (Brasil); Lupe Blanco e Alba Maria (Espanha) e Muhamed el Eich (Marrocos). Os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, junto dos elementos dos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria” e “Andorinhas de São Silvestre” ou no local no dia do espetáculo.
No dia anterior, 23 de fevereiro, terão lugar sessões especiais, de entrada livre, dirigidas a jovens estudantes (10H00) e a idosos das instituições do concelho (14H00).

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é coordenado pelo Professor António Abreu Freire e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade, de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos.

Pretende-se sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.

O verso popular é uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelos continentes do planeta.

notícia extraída da página do Município da Murtosa

Total: 1481948