Quinta-Feira, 18.4.2024

Junta Freguesia Bunheiro celebra Acordo de Execução de competências no valor de 56.066€
Nos termos do previsto no artigo 123 da Lei 75/2013, de 12 de setembro, o Município da Murtosa celebrou com as juntas de freguesia do Bunheiro, Monte e Torreira acordos de execução de competências, que transferem as citadas juntas as responsabilidades de, na sua área territorial, assegurarem a manutenção de espaços verdes; a limpeza de arruamentos, espaços públicos, sarjetas e redes de águas pluviais; a manutenção e limpeza de vias pedonais e cicláveis; a manutenção e substituição de placas de toponímia; a manutenção e substituição de sinalização vertical de trânsito e ainda a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º ciclo.

A assinatura formal dos acordos de execução teve lugar, esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, nos Paços do Município e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, da Presidente da Junta do Bunheiro, Isabel Lopes, do Presidente da Junta do Monte, João Cunha e da Presidente da Junta da Torreira, Lucinda Barbosa.

Para a concretização das delegações de competências, o Município transferirá, em 2018, 29.706€ para a Junta do Monte, 56.066€ para a Junta do Bunheiro e 56.099€ para a Junta da Torreira, num montante global de mais de 140 mil euros.

Para além das transferências financeiras, o Município da Murtosa colocará à disposição permanente de cada uma das juntas de freguesia uma carrinha de “caixa aberta”, bem como um conjunto de equipamentos de limpeza, para que, através de apoio logístico, seja reforçada e qualificada a capacidade de intervenção das juntas, referidas.

A experiência adquirida com os contratos execução celebrados no mandato anterior, possibilitaram, após a necessária otimização decorrente da avaliação feita, em conjunto, pela Câmara Municipal e pelos executivos de freguesia, avançar com esta nova delegação de competências com as juntas do Bunheiro, Monte e Torreira.

Relativamente à Junta de Freguesia da Murtosa, encontra-se em avaliação um possível acordo a celebrar, sendo certo que o mesmo terá que, previamente, ser aprovado pelos órgãos deliberativos de ambas as instituições: a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia da Murtosa.

Notícia e foto extraída da página do facebook do Município da Murtosa
Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro
SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30