Sábado, 20.4.2024

Mais de 400 pessoas assistiram no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro ao FESTCORDEL

Mais de 400 pessoas assistiram, este sábado à noite, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro ao grande concerto do FestCordel. Augusto Canário e Cândido Miranda (Portugal) e Geraldo Amâncio e Jorge Macedo (Brasil) mostraram a sua mestria na arte do repentismo.

No dia anterior realizaram-se naquele espaço, duas sessões, especialmente dedicadas aos alunos do Agrupamento de Escolas da Murtosa e ao público sénior.

De manhã, Augusto Canário (Portugal) e Geraldo Amâncio e Jorge Macedo (Brasil), acompanhados pelo Professor Abreu Freire, mostraram aos mais novos a artes do descante, da desgarrada e do cantar ao desafio, no sentido de sensibilizar as novas gerações para esta tradição, muito vincada ainda no Brasil e que, em Portugal, teve exímios executantes de norte a sul, alguns dos quais, como o Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.

De tarde, foram os idosos das instituições locais a deliciarem-se com a arte e o humor dos executantes.

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é coordenado pelo Professor António Abreu Freire e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade.

notícia e foto extraídas da Página Oficial do Município da Murtosa

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro