Terça-Feira, 23.4.2024

AVISO À POPULAÇÃO - Aumento do Perigo de Incêndio Rural

Situação Meteorológica: Na sequência da informação meteorológica disponibilizada esta terça-feira, 15 de maio, pelo IPMA, a partir de hoje e até ao próximo dia 17, para a generalidade do território continental assistiremos a um período de tempo seco, com subida de temperatura para valores na ordem dos 30ºC, vento moderado e a redução dos valores referentes à humidade relativa do ar.

EFEITOS EXPECTÁVEIS Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:  Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais, com especial incidência no interior norte e centro.

MEDIDAS PREVENTIVAS A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):

 Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

 Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

 O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

 Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

 Face às condições meteorológicas previstas, em casos de utilização legal de uso do fogo devem ser redobradas as condições de segurança, contudo não é aconselhável a sua utilização nos próximos 3 dias;

 Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

 Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

 Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor. Desta forma, a ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

notícia extraída da ANPC

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30