Sexta-Feira, 29.3.2024

Comemoração do Centenário da Implantação da República

O acontecimento histórico que foi escolhido pelo executivo da Junta de Freguesia para recordar e celebrar no corrente ano, foi a Implantação da República em Portugal, que se verificou a 5 de Outubro de 1910.

O facto de se comemorar este ano o primeiro centenário desse acontecimento histórico, foi o aspecto determinante dessa escolha.

Com quase um ano de antecedência iniciámos os preparativos para celebrar este feito com a encomenda de um texto para uma representação teatral.

Os ensaios estão em curso e a saída à cena é já no dia 5.

O programa geral elaborado para o evento é o seguinte:

10H30, no Largo da Junta

- Cerimónia do hastear das bandeiras no edifício/sede da Junta, ao som do Hino Nacional executado pelo Grupo Musical Bunheirense e cantado pela Drª Custódia Carrelha, perante uma guarda de honra formada por uma secção dos Bombeiros Voluntários da Murtosa.

- Inauguração da exposição “Viva a República” (no hall do salão da Junta)

- Largada de pombos-correios (no estacionamento a norte da Junta)

- Plantação da árvore do centenário (no espaço da futura zona verde a norte da Junta)

- Descerramento de placa evocativa (no hall do 1º andar edifício da Junta)

21H30, no Salão da Junta

- Sessão Solene – Cerimónia de Abertura

- Palestra “Alguns bunheirenses e a 1ª República” – engº Daniel Bastos

- Palestra “A 1ª República no (então) Concelho de Estarreja” – Dr. Marco Pereira

- Representação teatral evocativa da Implantação da República, com texto da Drª Helena Cirne, encenação do Engº João Miguel Garrido, sendo actores e figurantes elementos das quatro colectividades da nossa freguesia.

- Cerimónia de encerramento.

Todos são convidados a participar no evento.

Contamos convosco.