.:: Freguesia de União das freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta ::.

Quarta-Feira, 16.1.2019

Informação à População

Novos contadores inteligentes de eletricidade

A distribuidora de eletricidade portuguesa, a EDP distribuição, tem como objetivo alterar todos os contadores elétricos para os novos contadores inteligentes de eletricidade, prevendo-se que no ano de  2022, cerca de 6 milhões de consumidores usufruam destes equipamentos de medição.

Caso os consumidores não tenham verificado ainda esta alteração, é normal que recebam uma carta da EDP, independentemente da companhia de luz que tenha contratada,  a informar que em breve, no seu local de consumo, haverá a alteração do contador para um estático e digital. Mais se informa que a alteração é obrigatória e não tem qualquer custo associado para o consumidor.

Uma das grandes vantagens destes novos contadores, é o fato de transmitir, de forma remota, as leituras reais do consumo dos clientes. Tem a particularidade, também, de “registar” onde e quando se gasta mais eletricidade. Além disto, sempre que seja necessário alterar a potência, a tarifa contrada ou do ciclo horário, estas ocorrerão de igual forma à distância. É de salientar que tanto a mudança de companhia elétrica, como possiveis avarias passarão a ser mais fáceis de detetar.

Ainda não são conhecidos todos os modelos de contadores que estarão diponíveis em território nacional, no entanto, a distribuidora de energia já dispõe de um contador de última geração, onde as comunicações serão efetuadas através de uma ligação de internet e redes móveis de determinada operadora de telecomunicações.

Para solicitar um destes equipamentos, basta contactar com a distribuidora elétrica através do número 808 100 100.

Fonte: Gonçalo Santos <goncalo.santos@selectra.pt>

Junta de Freguesia de União das freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta © 2010 Todos os Direitos Reservados