.:: Freguesia de União das freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira ::.
Brasao

Sábado, 20.4.2024

Projeto para limpar e preservar ribeiras do território

A União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira tem estado a desenvolver a primeira fase um projeto que pretende manter, limpar e preservar espaços adjacentes às principais linhas de água do território, proporcionando a sua fruição por parte da comunidade e associações que promovam provas ou atividades de desporto ao ar livre. O projeto, com uma candidatura aprovada, já envolve ações de voluntariado previstas.

José Fernando Martins, presidente da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira (UFMPA), explicou que houve uma primeira candidatura feita em 2016 ao PDR2020 e que foi reformulada de modo a ser integrada na nova medida ao abrigo dos incêndios do verão de 2017, a Medida 8 – Proteção e Reabilitação de Povoamentos Florestais.

Deste modo, foi aprovada a candidatura à Operação 8.1.4. Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos – Estabilização de emergência pós incêndio.

“Fizemos esta candidatura para todas as ribeiras da União de Freguesias, fizemos levantamento de todos os locais onde era necessário intervir. Reinventámos o projeto e reorganizámos, e direcionámos para as áreas mais necessitadas entre as áreas ardidas, e apresentámos nova candidatura e otimizando o trabalho que já tínhamos feito”, contextualizou.

Este processo levou ainda a negociação com a Câmara, uma vez que também a autarquia tinha áreas de intervenção que pretendia candidatar a medidas de apoio pós-incêndio, e houve retirada de algumas áreas “para que a CM Mação pudesse apresentar um projeto dentro destes termos, mas noutros âmbitos, mas houve um trabalho conjunto”, disse José Fernando Martins.

A UF acabou por apresentar uma candidatura “mais reduzida” mas que “contempla grande parte das linhas de água”, e ainda que não tenha sido aprovada na totalidade, conta com uma verba de 44 mil euros.

Assim, foi lançado concurso e assinado contrato com a empresa Silvapor, de Idanha-a-Nova, que tem estado no terreno com a freguesia a levar a ação a cabo nos espaços envolventes da “Ribeira de Aboboreira até Carregueira, Ribeira do Codes (de Chão de Codes até Louriceira), e parte da Ribeira de Eiras e Ribeira do Caratão”, enumerou o presidente de junta, indicando-os como sendo “pontos com interesse”, onde o trabalho de limpeza se verificou ser imperativo.

Os trabalhos em causa são, numa primeira fase, a desmatação e o abate de árvores secas, ardidas, e que estão a ser retiradas, e ainda limpeza de monos deixados nas imediações das linhas de água.

Depois, será desenvolvida uma segunda e uma terceira fase “que poderá ser com recurso a outro tipo de equipamento, que inclui a possibilidade de desassoreamento, arranjo de açudes, e plantação de árvores”, adiantou o mesmo responsável.

Fonte: www.mediotejo.net - Joana rita Santos

Mação
Penhascoso
Aboboreira