Sábado, 20.4.2024

"Os Camponeses da Beira Ria", festejaram 40 anos de existência

O r. f. "Os Camponeses da Beira Ria", completaram este ano de 2019 - 40 anos de existência. Para assinalar o 40º aniversário, a direção preparou, uma série de eventos que pretendem assinalar 40 anos de trabalho e dedicação ao folclore, etnografia, à recolha das tradições, aos usos e costumes do povo marinhão.

Desta forma, iniciou a comemoração dos 40 anos com “O espetáculo” levado ao palco, no passado sábado 27 de abril, no salão da junta de freguesia do Bunheiro. Perante uma casa cheia, onde mais de 300 pessoas assistiram a uma apresentação sumária, no formato de espetáculo, escrito pela profª Helena Cirne e ensaiado pelo Engº Daniel Bastos com produção técnica do Engº João Miguel Garrido e Alexandre Garrido. Este espetáculo resumiu o percurso de 40 anos, desde o surgimento do rancho até aos dias de hoje. Do grupo de jovens que entusiasticamente em abril de 1979, abraçaram este projeto, 7 continuam interruptamente e são o motor deste rancho: os irmãos Clara e Clarinha (Dr. António Amador e Carlos Amador), Graça Cirne, Engº Daniel Bastos, Gina, Zé Maria e Esperança.

No fim do espetáculo cantaram-se os parabéns aos Camponeses e de seguida foi servido o bolo, espumante e sumo a todo o público.

No domingo, 28 de abril, pelas 9h30, o grupo, trajado a rigor, participou na eucaristia em jeito de ação de graças, agradecendo a presença de Deus pelo percurso de 40 anos.

Pelas 12h30, na Casa Museu Custódio Prato, com a presença das entidades locais convidadas (CMM – Engº Joaquim Baptista; JFB – António Pinho; Pároco Padre Filipe Coelho e FFP - Acácio) e dos representantes das associações da freguesia do Bunheiro (ACB – Ana Oliveira; GMB – Celine Godinho; RFASS – Júlio Ruela) e ainda a Professora Helena Cirne, juntamente com os elementos que compõem o rancho atualmente, foi servido o almoço convívio.

Após almoço e por sugestão do elemento do rancho João Miguel, o grupo fez uma caminhada até à “Pateira de Lagoas”, onde se observou a beleza natural, fauna e flora, de onde se destacam os nenúfares que surgem do espelho de água e que nesta altura do ano se apresentam floridos e dão uma beleza ímpar a esta região.

Sem dúvida alguma, este fim de semana intenso, de alegria e boa disposição para os Camponeses, ficará na memória do grupo e constitui um incentivo para a continuação do trabalho desenvolvido até à data.

Parabéns ao grupo pelos seus 40 anos de vida! Parabéns a todos os elementos que o constituem e pelo trabalho contínuo de preservação da cultura, usos e costumes dos bunheirenses/murtoseiros, que se pode encontrar e visitar na Casa Museu Custódio Prato, onde se perspetiva brevemente, a instalação de um Polo Cultural, Etnográfico e Identitário do Concelho da Murtosa!

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro
SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30