Quinta-Feira, 18.4.2024

FestCordel regressa a 18 maio 2019,pelas 21h30 Junta F. Bunheiro
Depois do sucesso da 1.ª edição, o FestCordel - Festival Internacional do Verso Popular está de volta aos concelhos de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Murtosa. De 10 a 19 de maio, a arte da palavra vai ser homenageada na voz de poetas de cordel e repentistas de Portugal, Brasil e Galiza recordando os últimos grandes poetas populares da nossa região: Margarida Rei, Marques Sardinha e José Joaquim Monteiro.

A apresentação do FESTCORDEL, que pretende enaltecer o verso popular, uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelo mundo, realiza-se esta próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 21h30, no Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

A organização explica que pretende-se “dar continuidade a este projeto de forma a sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o “nosso” Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.”

No que à Murtosa diz respeito, o FESTCORDEL terá como palco o Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, que receberá, no sábado, dia 18 de maio, às 21H30, a atuação de Augusto Canário e Cândido Miranda (Portugal) e de Geraldo Amâncio, Guilherme Nobre, Pinto Branco e Marreco (Brasil); Os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, junto dos elementos dos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria” e “Andorinhas de São Silvestre” ou no local no dia do espetáculo.

No dia 15 de maio, terão lugar sessões especiais, de entrada livre, dirigidas a jovens estudantes (10H00) e a idosos das instituições do concelho (14H30).

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade. Hoje, a Literatura de Cordel é património cultural da nação brasileira e está em processo de ser reconhecida como património imaterial da humanidade.

Programação de 10 a 19 de maio:

OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Apresentação do FestCordel 2019
10 MAIO | 21h30 | Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, Cesar
Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).

XXIII Mercado à Moda Antiga
18 MAIO | 15h30 | Largo da República, Oliveira de Azeméis