Domingo, 18.8.2019

FestCordel encheu salão da Junta Freguesia do Bunheiro

Quase 400 pessoas assistiram a belíssima celebração da cultura popular, conduzida pelo Vereador Daniel Bastos, que juntou, no mesmo palco, diferentes expressões do repentismo, oriundas do Brasil, Portugal e Galiza.

A sessão iniciou-se com a prestação do cantores repentistas Brasileiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, que personificaram a transversalidade geracional desta arte secular: Amâncio, o Mestre, com 73 anos, e Nobre, o discípulo, com 18 anos;

De seguida, passaram pelo palco 4 jovens regueifeiras da Semente, um grupo de Santiago de Compostela, na Galiza, que procura restaurar a arte do canto popular repentista junto das crianças e jovens.

Seguiram-se os Emboladores do Ceará, Pinto Branco e Marreco, antes dos portugueses Jorge Martins e Liliana Oliveira, cantores ao desafio vindos de Guimarães, acompanhados, ao acordeão, por André Matos e Jorge Alexandre.

No final, Portugueses e Brasileiros, juntaram-se, em palco, para um divertidíssimo despique, para gáudio dos presentes.

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade.

notícia extraída da página do Municiípio da Murtosa

"Rota do Coração da Ria" 50Km em BTT - 22 Setembro 2019