Sábado, 20.4.2024

ENCERRAMENTO DA EXTENSÃO SAÚDE DO BUNHEIRO É APENAS PROVISÓRIO

O motivo desta decisão prende-se com o período de férias de alguns funcionários a que se juntam alguns constrangimentos relacionados com baixas médicas.

A SFM falou com o Dr. Pedro Almeida do ACES Baixo Vouga, que garantiu que um encerramento definitivo de extensões nem sequer foi equacionado, até porque o crescimento acentuado de utentes que se tem verificado nos últimos anos na Murtosa e a actual capacidade do Centro de Saúde da Murtosa, inviabilizam totalmente essa hipótese.

Entretanto neste período estival, toda a população que esteja na Murtosa, independentemente de estar inscrita pode deslocar-se ao Centro de Saúde de Murtosa assim como à Unidade de Saúde Familiar da Torreira que dispõe de resposta nomeadamente para algumas situações mais agudas.

Pedro Almeida garante que apenas a Extensão de Saúde do Bunheiro é abrangida por esta medida provisória.

Já em relação à actividade na área de abrangência do ACES do Baixo Vouga que vai de Ovar a Ponte de Vagos, apesar de servir uma longa costa de praias com o inevitável aumento de pessoas, a afluência aos Centros de Saúde desta área territorial tem sido normal para esta época do ano.

Notícia extraída da página do facebook da rádio SFM

EXTENSÃO DE SAÚDE DE SAÚDE DO BUNHEIRO TEM OS SEUS SERVIÇOS ENCERRADOS ATÉ AO FINAL DE SETEMBRO

A coordenadora da USF Terra Marinhôa, Drª Carina Pereira, esclarece a população e os utentes, que aquela valência não irá encerrar definitivamente, e explica que é uma situação pontual.

“Nunca foi nem será o objectivo encerrar qualquer extensão e o compromisso é manter os três edifícios a funcionar”, assevera a coordenadora da nossa Unidade de Saúde Familiar.

Durante o mês de Agosto, e até ao final do mês de Setembro, é um período de férias e de baixas entre os profissionais, o que coloca dificuldades na gestão dos recursos humanos, e a prioridade é manter a Sede em funcionamento no Centro de Saúde em Pardelhas, pelo que os utentes devem-se entretanto deslocar lá, onde o funcionamento responde às necessidades.

A USF Terra Marinhoa, é formada por uma equipa de 20 profissionais, sete médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos. Durante o mês de Setembro, vão quatro dos sete administrativos de férias, dois ao mesmo tempo, de cada vez, mas no entanto, ocorreu uma baixa “e não conseguimos manter o serviço no Bunheiro, que pela questão da menor distancia da sede da USF, é a que encerrará nestes períodos de férias”.

Nos períodos de férias, encerra assim uma das Extensões, para garantir o funcionamento do Centro de Saúde, pelo que “não há razões para alarme, é uma questão de gestão do serviço da USF e voltará tudo ao horário normal, pela questão da distância, e mantém-se aberta a Extensão da Torreira”.

Enviado através de Huawei Mobile

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro