Terça-Feira, 12.11.2019

Coletividades do Bunheiro homenageadas no Dia da Freguesia

Na 6ª feira, sábado e domingo 9,10 e 11 de agosto aconteceu o habitual Fim de Semana Cultural da Freguesia, evento coorganizado entre Junta de Freguesia e as 4 coletividades do Bunheiro: a Associação Cultural Bunheirense, o Grupo Musical Bunheirense, o R. F. “Os Camponeses da Beira-Ria e o R. F. “As Andorinhas de S. Silvestre”.

O “Fim de Semana Cultural” e a comemoração no domingo do “Dia da Freguesia” contou nesta edição de 2019 com 2 pontos inéditos:

- Este ano a comissão organizadora instituiu o lema “ Fim de semana Sem plástico” que procurou incutir nas coletividades no serviço das tasquinhas, o menor uso possível do plástico, pelo que as coletividades adquiriram previamente copos de barro para substituir os de plástico, fazendo também a triagem/reciclagem do lixo, apelando assim à consciência de cada um para a preservação do meio ambiente.

- O outro momento foi a organização da 1ª Corrida de “Carros de Mão” (uma forma de transporte muito característica da nossa terra, ainda hoje) e cuja iniciativa animou parte da tarde de domingo e que constituiu um sucesso, com 14 equipas inscritas para percorrerem o circuito de perícia e velocidade preparado e decorado para o efeito.

O programa desta edição de 2019 teve início no dia 9 de agosto, pelas 20h, com a abertura das tasquinhas de gastronomia regional de cada uma das coletividades, com a exceção do rancho folclórico “As Andorinhas de São Silvestre” pelo motivo do falecimento do Presidente da Direção do grupo Sr. Júlio Tavares Ruela que ocorreu na 5ª feira 8 de agosto.

Às 21h30 teve início a atuação do grupo Maria´s Medievais e de seguida a banda Paradigma para animação dos presentes.

No sábado 10 de agosto, logo pelas 10h teve lugar o tradicional jogo de futebol de 11, entre Solteiros e Casados, no Estádio Municipal da Saldida, organização da Associação Cultural Bunheirense, tendo-se seguido o também habitual almoço-convívio na sede da ACB.

Neste mesmo sábado abriram novamente as tasquinhas pelas 20h e seguiram-se as Marchas Populares do “Saavedra Guedes” e “Catrazana”, terminando a animação da noite com a Banda T6.

No domingo 11, “Dia da Freguesia”, o programa iniciou-se com o habitual hasteamento das bandeiras no edifício-sede da Junta de Freguesia, ao som do Hino Nacional executado pelo Grupo Musical Bunheirense.

Em procissão para a Igreja de S. Mateus seguiu a Bandeira Nacional, os estandartes das coletividades, a bandeira da Junta de Freguesia, o GMB, os convidados, destacando-se a presença do presidente da Câmara Municipal da Murtosa Engº Joaquim Baptista e dos vereadores Engº Daniel Bastos e Engª Fátima Arede.  Seguiu-se a Eucaristia Dominical presidida pelo diácono José Maria. No final fez-se uma romagem ao cemitério da freguesia onde, na cruz central, se deixou uma coroa de flores em homenagem a todos quantos, através do seu desempenho, elevaram bem alto o nome do Bunheiro. Após a romagem dirigiram-se ao salão nobre da junta de freguesia do Bunheiro, para uma sessão solene, onde a presidente do executivo Enf. Isabel homenageou o trabalho das coletividades com um texto alusivo à fundação e percurso de cada coletividade, realçando a importância das mesmas para o desenvolvimento da freguesia.

Pelo presidente da câmara Engº Joaquim Baptista foram proferidas palavras de carinho, admiração e incentivo às 4 coletividades, fazendo o apelo às mesmas (cujas sucessivas direções souberam acarinhar os jovens rejuvenescendo assim os quadros diretivos e órgãos sociais) para que, com a sua história e o seu dinamismo, sejam exemplo para as restantes coletividades do concelho da Murtosa.

Esta sessão foi ainda, no seu início, marcada por um momento de reconhecimento e homenagem, pela partida recente das nossas vidas, de 2 bunheirenses bastante conhecidos e ativos nas coletividades como também, pelo facto de terem feito parte de cargos da Assembleia de Freguesia ao longo de vários anos, Nelson Manuel de Oliveira Pinho de 43 anos (N:23/09/1975 – F:04/07/2019),  e Júlio Tavares Ruela de 75 anos (N:26/07/1944 – F:08/08/2019), momento esse, assinalado por um minuto de silêncio em memória destes nossos amigos.

Terminadas as cerimónias previstas deu-se lugar às tasquinhas e animação da parte da tarde que, para além da já referida Corrida de Carros de Mãos, contou também com a atuação do grupo Roncos ó Alto.

A animação para os mais pequeninos foi garantida com os habituais insufláveis e pinturas faciais.

Esta iniciativa que já tem lugar no calendário cultural da Freguesia do Bunheiro e do Município da Murtosa, faz chegar até ao Bunheiro muitas pessoas das redondezas sendo o ponto de encontro de muitos emigrantes que vêm visitar as suas famílias. Este evento só é possível, com a determinação, o dinamismo e o trabalho das quatro coletividades da terra que têm abraçado esta iniciativa da Junta de Freguesia.

Parabéns ao Povo do Bunheiro e às nossas coletividades.

ARRAIAL - Sábado 16 novembro - Reserve já o seu lugar!
Grande Prémio Atletismo Murtosa - Domingo 1/12/2019 Inscreve-te!