Sexta-Feira, 29.3.2024

MURTOSA CELEBROU O 29 DE OUTUBRO - 93 anos de emancipação

Perante numerosa assistência, onde se destacavam os alunos do secundário da Escola Padre António, programa iniciou-se com a cerimónia do hastear das bandeiras junto aos Paços do Município, seguindo-se uma romagem ao centro de Pardelhas, onde foi feita a deposição de coroa de flores junto ao monumento que evoca a figura de Jaime Afreixo.

Logo após, a comitiva rumou à Avenida do Emigrante, onde, na presença de Miguel Neves Oliveira, autor da peça, foi inaugurada a escultura “O Moliceiro”, colocada no centro da “rotunda das piscinas”.

A paragem seguinte foi no lar da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, onde, nas pessoas dos seniores da instituição, foram homenageados todos aqueles que, ao longo da sua vida, deram de si à comunidade e ajudaram a construir a história coletiva. Foi inaugurado um painel fotográfico, com rostos de seniores, fotografados por Cristina Vicente, que celebra o papel de cada na construção da Murtosa que hoje conhecemos: “Das histórias de cada um, se faz a História Comum”, pode ler-se no mural. Os jovens alunos ofereceram, depois, a cada um dos seniores um rosa, em sinal de respeito e carinho.

O programa terminou, no salão nobre dos Paços do Município, com a apresentação da “Monografia da Murtosa – volume 2”, coordenada pelo investigador Marco Pereira.

notícia e fotos extraídas da página do Município da Murtosa