.:: Freguesia de União das freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga ::.
Brasao

Quinta-Feira, 25.4.2024

ESCOLAS ENCERRAM DIA 9.3.2020 - sem reinicio determinado

Pede-se aos pais dos alunos das escolas desta União de Freguesias a melhor colaboração durante este processo.
Entratemos em contacto com todos através da página oficial da Junta e por SMS em função de comunicações necessárias.
É importante que todos assumam o máximo de responsabilidade, evitando contactos desnecessários durante pelo menos 15 dias.
Se precisar de documentos da Junta, faça-o através do formulário deste site ou pelo mail: jf-spna@sapo.pt

-----------------------------
Comunicado da DGS, hoje 08.03.2020, às 22H25:

"Tendo em conta a circunscrição de maioria destes casos aos concelhos de Felgueiras e Lousada, afetando também instituições escolares, a evidência apoia o fecho preventivo de todas as escolas.
Estudos comparativos em circunstâncias de epidemia mostram que o fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo.
De acordo com os dados conhecidos, a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade.
Assim sendo, mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos, e correspondendo ao consensualizado entre as Autoridades de Saúde do nível nacional, regional e local, proceder-se-á ao encerramento não só dos estabelecimentos escolares (públicos e privados), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas. Esta medida é
temporária e durará até ser levantado o encerramento por parte das Autoridades de Saúde.
As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas.
Reconhecemos o impacto destas medidas, nomeadamente no dia-a-dia das populações residentes nestes concelhos, e agradecemos antecipadamente a colaboração de todos os cidadãos, que pode ser fundamental no controlo deste surto.
Recomenda-se o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas) e a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos).
O conjunto destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem.
Este é um desafio para a sociedade portuguesa e para outros países em todo o mundo. As medidas agora preconizadas e as atitudes individuais permitem minimizar o impacto desta ameaça à Saúde Pública"

COMERCIO LOCAL em juntacomerciolousada.pt
BOLETIM INFORMATIVO
UNIDOS POR 4