.:: União das freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais ::.
Brasao_Cabecalho
Sexta-Feira, 19.4.2024

Recenseamento
COVID-19 - Medidas Preventivas

No contexto actual do esforço nacional de contenção da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), do Estado de Emergência decretado pelo Senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e seguindo sempre as directrizes preventivas da Direcção Geral de Saúde e do Governo Central, a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, decidiu implementar um conjunto de medidas com o objectivo de reduzir ao máximo a propagação do vírus.

Colocando sempre em primeiro lugar as pessoas e a sua protecção esta União de Freguesias, apesar de à porta fechada, manteve sempre os serviços da junta em funcionamento encerrando apenas o Espaço do Cidadão e reduzindo o horário do posto dos CTT. Para que os serviços se pudessem manter a União de Freguesias disponibilizou um contacto telefónico para todos aqueles que necessitarem de tratar algum assunto ou esclarecer as suas dúvidas. Ainda no campo da prevenção e protecção a União de Freguesias sediada na terra natal de Nuno Álvares Pereira (São Nuno de Santa Maria) levou a cabo a desinfecção das entradas dos estabelecimentos e serviços públicos que continuam abertos.

Cientes da realidade das famílias dos nossos territórios e que grande parte faz parte do chamado grupo de risco, a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais desde a primeira hora incentivou todos os nossos cidadãos a permanecer em casa, sendo esta, até ao momento, a única vacina contra o COVID-19. De forma a apoiar todas as nossas famílias e idosos a União de Freguesias está a coordenar um grupo de voluntários que todos os dias percorre as três freguesias desta União de forma a prestar todo o apoio necessário. Fazemos pagamentos de facturas de água, luz e telefone; elaboramos listas de alimentos a comprar e efectuamos a respectiva compra e entrega; vamos ao Centro de Saúde pedir receitas e consequentemente à farmácia adquirir a medicação e entrega-la ao mesmo tempo que mantemos as nossas gentes informadas sobre esta nuvem negra que estamos a viver e que acreditamos que muito em breve irá passar.

Porque conhecemos bem a realidade das nossas famílias e para que nenhum dos nossos alunos fique prejudicado ou discriminado a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais está a imprimir trabalhos e material escolar aos alunos, do 1º ciclo do ensino básico e das Escolas do Instituto Vaz Serra (IVS), sem internet ou impressora em casa. Além da impressão entregamos e recolhemos os mesmos materiais escolares.

Temos a consciência que estamos a passar por um momento marcante nas nossas vidas, com consequências ainda difíceis de avaliar. Mas juntos iremos ultrapassar esta fase conturbada que nos envolve a todos e regressaremos ao nosso quotidiano tão breve quanto possível.

Apesar desta União de Freguesias salientar a falta de material de protecção (luvas e máscaras) para os nossos voluntários e trabalhadores todas as nossas medidas estão a ser cumpridas de acordo com as indicações da DGS.

A nossa sugestão . é que as  freguesias sejam mais ouvidas e que nesta pademia que nos aflige a todos , o material de protecção que é entregue aos municipios sejam  divididos igualmente pelas freguesias . Que sejamos mais ouvidos pois somos aqueles que mais perto da populacão.

Com os melhores Cumprimentos

A Presidente da União das Freguesias
U.F. de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais © 2020 Todos os Direitos Reservados