Sexta-Feira, 19.4.2024

GRANDE ROTA DA RIA JÁ É UMA REALIDADE e passa pelo Bunheiro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro inaugurou, formalmente, no passado sábado, dia 17 de outubro, o percurso Azul (GR57) da Grande Rota da Ria, um trilho com mais de 130km, que se inicia no centro da cidade de Aveiro e se desenvolve nos concelhos da Murtosa, Ovar, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Albergaria-a-Velha.

O percurso está devidamente sinalizado e permite a fruição da região a pé ou de bicicleta. No concelho da Murtosa, o percurso azul estende-se por cerca de 38km, bordejando a Ria de Aveiro. Em breve, a Região de Aveiro implementará mais dois percursos – o verde e o dourado – que, em conjunto com o já disponível, oferecerá uma rede de quase 600km de trilhos.

Apresentando características multimodais que possibilitam a experiência de valências pedestres, cicláveis e náuticas, a Grande Rota da Ria de Aveiro divide-se 3 percursos de grande extensão, distintos mas complementares entre si, que podem ser realizados em qualquer altura do ano:

•  O Percurso Azul, que conta com uma extensão de 130,80 km e que envolve a Ria e os seus principais canais, dá especial destaque à costa e aos territórios diretamente envolvidos por ela.
  •  O Percurso Dourado, o maior de todos, tem 234,60 km de extensão e circunda, não só os territórios do interior como se expande para os espaços costeiros de Norte e Sul.
  •  O Percurso Verde, composto por 195,80 km, rodeia os territórios do Interior da Região, destacando assim as zonas mais montanhosas.

Mais do que a simples marcação de um percurso de visita, a Grande Rota da Ria de Aveiro, tendo por base o Património Natural e a Ria como um recurso distintivo e identitário do território, reúne um conjunto de fatores que merecem destaque e que trazem inovação e competitividade ao setor do turismo.

Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 Municípios que a integram, além da possibilidade de troços náuticos.

Tem disponível um website granderota.riadeaveiro.pt, que permite aos visitantes planear atempadamente o seu percurso, aceder a toda a informação sobre a rota, conhecer a oferta turística e pontos de interesse dos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Foto e informação extraída da página do Município da Murtosa

Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro