.:: Freguesia de Balugães ::.
Brasao_Cabecalho
Sábado, 06.3.2021

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
caminho de Santiago

O Eixo Atlântico, entidade luso-galaica do Noroeste Peninsular que reúne 36 municípios da região transfronteiriça, elaborou, em parceria com os municípios que o integram, uma publicação intitulada “Caminho do Futuro”, que aborda os itinerários principais do Caminho de Santiago no território nacional e na Galiza, evidenciando a excelência do património nos percursos que rumam a Compostela.

A publicação consiste num guia de 184 páginas em que são descritos 14 caminhos de Santiago e onde se destaca, naturalmente, as duas etapas no concelho de Barcelos, entre S. Pedro de Rates e Barcelos e entre Barcelos e Ponte de Lima.

Em destaque nas páginas 115 a 120 estão os elementos patrimoniais emblemáticos ao longo do Caminho de Santiago como a Capela da Senhora da Ponte, o Centro Histórico, o Cruzeiro do Galo, o Galo de Barcelos, a emblemática ponte de Tábuas e a Igreja Românica de S. Martinho de Balugães, antiga matriz da freguesia e ponto de descanso de peregrinos, num dos conjuntos mais valiosos de património jacobeu de todo o Caminho.

Percorre vários Caminhos a Santiago como: Caminho Inglês, do Norte, Primitivo, Francês, de Inverno, do Sudeste/Via da Prata, Português Interior, de ”Geira e dos Arrieiros”, Português Central, Variante de Braga, de Torres, Português pela Costa, Mar de Arousa y Fisterra- Muxía.

Estes caminhos atravessam as 35 cidades e a província de Lugo que fazem parte do Eixo Atlântico.
São publicados 74.000 exemplares em quatro idiomas: castelhano, galego, português e inglês.

O Caminho de Santiago foi considerado, nas suas diversas rotas, o primeiro Itinerário Cultural Europeu e reconhecido como Património da Humanidade pela Unesco no caso do Caminho Francês, galardão alargado ao Caminho do Norte e ao Primitivo. Além disso, o Eixo Atlântico mantém todo o seu empenho para que se possa conseguir o mesmo reconhecimento para o Caminho Português.

Feliz Natal e um 2021 Cheio de Esperança
Mensagem de Natal do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos