Terça-Feira, 16.4.2024

DIA DA LIBERDADE, 25 DE ABRIL
Salgueiro Maia, a grande figura desta revolução, teve um papel decisivo no que toca à queda do Estado Novo. Comandando a coluna militar, deu ordem para que as tropas marchassem desde Santarém até Lisboa. O Terreiro do Paço é ocupado pelos militares nas primeiras horas do dia 25 de abril. Mais tarde, ao final do dia, uma força blindada, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, posta-se diante do Quartel do Carmo, onde se encontravam Marcelo Caetano e alguns membros do Governo, com o objetivo de que os governantes se rendessem, e o povo pudesse, por fim, gritar “Liberdade!”.

Sagrada a vitória, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976.

Lembremo-nos, neste dia tão importante para a história do nosso país, que o povo é quem mais ordena e que, sempre que possível, é necessário lutar pela democracia (democracia essa que nunca está concluída) e pela liberdade de uma sociedade justa. Não esqueçamos que "há alturas em que é preciso desobedecer".

O Clube Europeu da Murtosa, 25/04/2021

Retirado da página do facebook do Clube Europeu da Murtosa