Sábado, 23.10.2021

PROGRAMA SIMBÓLICO MARCA A EDIÇÃO 2021 DA ROMARIA DE SÃO PAIO

À semelhança do que já havia acontecido no ano anterior, também em 2021, devido às restrições à realização das festas e romarias em Portugal, impostas pela Direção-Geral de Saúde, a Romaria de São Paio terá um programa singelo e simbólico, na expetativa de que o ano de 2022 permita o retorno dos festejos do “Santo Menino”, na expressão e dimensão que todos desejamos.

Assim evocando a profunda ligação desta festa à Ria de Aveiro, a grande via aquática que, desde os primórdios da celebração de São Paio, permitiu a convergência, no Coração da Ria, de romeiros vindos de todos os pontos da região e de fora dela, o programa exaltará esta singularidade, com a realização de momentos simbólicos mas plenos de tradição e identidade: a regata de barcos moliceiros, as corridas de bateiras à vela e dos chinchorros e a celebração da Eucaristia em honra de São Paio.

Procurando, dentro dos condicionalismos vigentes, celebrar, ainda que de forma singela, a ambiência festiva, serão colocados arcos decorativos nos eixos principais da Torreira e existirão, ao longo dos dias da romaria, momentos de animação de rua, que surgirão, espontaneamente, em vários locais do núcleo urbano da Torreira.

O Programa simbólico do São Paio 2021 será o seguinte:

SÁBADO, DIA 4 DE SETEMBRO
16H00 – Corrida de Chinchorros