Quinta-Feira, 28.3.2024

Agricultores e autarquias, juntos na procura de soluções

Para tratar das questões que se colocam actualmente aos nossos agricultores pelo facto desta zona ter sido incluída na Zona Vulnerável Estarreja/Murtosa (na sequência da Directiva Nitratos) e também da necessária obtenção de licença de utilização para as instalações pecuárias, pela segunda vez os nossos agricultores estiveram reunidos com os representantes autárquicos.

A primeira reunião ocorreu na Câmara Municipal, a pedido de um grupo de agricultores, tendo nela participado os senhores Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal (Dr. Santos Sousa e engº Joaquim Baptista). Nela, estes autarcas comprometeram-se a efectuar diligências junto de empresas e entidades com vista a encontrar soluções para problemas que os agricultores têm presentemente em mãos, nomeadamente no que se refere ao excesso de chorume produzido, procurando saber custos do seu armazenamento e custos para a entrega do excedente.

Na passada quinta-feira, dia 27 de Janeiro, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, cerca de cinquenta agricultores, a maioria dos quais desta freguesia, reuniram-se com os mesmos responsáveis autárquicos (da Câmara Municipal) e com a enfª Isabel Lopes, secretária da Junta de Freguesia do Bunheiro, por impedimento de última hora do presidente.

Nesta reunião os responsáveis camarários deram conta das diligências feitas até ao momento e das informações obtidas através desses contactos. Estão neste momento em estudo hipóteses de entrega de chorume à empresa que gere a rede de saneamento a nível da região e a uma empresa que pretende vir a criar uma central de compostagem na nossa Zona Industrial (3ª Fase).

Para tal foi necessário conseguir a caracterização do efluente das explorações e conhecer, o plano de gestão de efluente de algumas explorações.

Na reunião foram já apresentados custos de soluções de armazenamento (que a grande maioria dos agricultores terão de implementar devido às características da sua exploração) e custos de uma futura entrega na referida central de compostagem.

Alguns dos agricultores foram participando activamente nos trabalhos com sugestões e interrogações relativamente aos elementos já apresentados na reunião.

Na busca de soluções para os problemas dos agricultores, que são também problemas das freguesias e dos municípios, ficou já agendada uma nova reunião para o dia 28 de Fevereiro, às 21H00, no mesmo local (Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro).

Até lá, vamos tudo fazer para conseguir mais informações, elementos imprescindíveis a uma tomada de decisão consciente e responsável.

Apraz-nos aqui referir o sentido francamente positivo destas reuniões, nas quais os agricultores se têm reunido com os autarcas na busca de soluções e na tomada de decisões de forma participativa. Assim, está bem! Não podemos cruzar os braços e ficar à espera que os outros resolvam os nossos problemas.

Tal como o executivo da Câmara Municipal, também o desta Junta de Freguesia apresenta a sua disponibilidade para colaborar neste processo.

Para já, os nossos parabéns pelo empenho e pela abertura participativa até agora demonstradas, que são, antes de mais nada, uma lição para a nossa sociedade.