.:: Freguesia de Piedade ::.
Sexta-Feira, 12.8.2022

Urbano Bettencourt recebe MiratecArts Prémio Atlante
🇵🇹 || Urbano Bettencourt recebe MiratecArts Prémio Atlante
"Urbano Bettencourt é um dos intelectuais de maior destaque na vida cultural dos Açores. No passado fim-de-semana, no Encontro Pedras Negras, do Azores Fringe Festival, na ilha do Pico, Urbano Bettencourt recebeu o MiratecArts Prémio Atlante.
“Persistência e ousadia é o que este prémio significa,” assim Terry Costa começou a apresentação. “São 50 anos de obras que merecem destaque. Esta foi a primeira vez que conseguiu vir até ao Fringe e participar fisicamente com MiratecArts, mesmo que as suas obras e o seu nome já foram bem rodados em eventos anteriores. Do fundo do coração, obrigado pela participação, obrigado por estar aqui na sua ilha montanha e ser Fringe.”
O MiratecArts Prémio Atlante é atribuído pela associação cultural, com sede na ilha do Pico-Açores, pelo volume de trabalho de um colaborador que segue as suas paixões, sem medo de ser diferente. O Prémio Atlante significa persistência e ousadia no mundo das artes e é da responsabilidade do diretor artístico da MiratecArts, sem data específica de atribuição ou qualquer candidatura da parte dos artistas.
Urbano Bettencourt participou na décima edição do Azores Fringe Festival, com uma palestra sobre o escritor picoense José Martins Garcia e a atribuição do Prémio Atlante era desconhecida de todos os participantes. “É uma surpresa e é um gesto de simpatia que cai sempre bem,” admite Urbano Bettencourt. “É mais um incentivo para voltar a colaborar”, afirmou.
A obra de Urbano Bettencourt, iniciada em 1972, contempla o ensaísmo, a poesia e a ficção. Parte da sua produção literária tem sido traduzida no estrangeiro, quer em obras autónomas, quer em antologias. A Companhia das Ilhas iniciou, em 2020, a publicação da sua Obra Completa."

🇺🇸 || Urbano Bettencourt receives MiratecArts Atlante Award
"Urbano Bettencourt is one of the most prominent intellectuals in the cultural life of the Azores. Last weekend, at the Pedras Negras Meeting, at the Azores Fringe Festival, on the island of Pico, Urbano Bettencourt received the MiratecArts Atlante Award.
“Persistence and daring is what this award stands for,” so Terry Costa began the presentation. “There are 50 years of works that deserve to be highlighted. This was the first time he managed to come to Fringe and physically participate with MiratecArts, even though his works and his name have already been well shot in previous events. From the bottom of my heart, thank you for participating, thank you for being here on your mountain island and being Fringe.”
The MiratecArts Prêmio Atlante is awarded by the cultural association, based on the island of Pico-Azores, for the volume of work of a collaborator who follows his passions, without fear of being different. The Atlante Award means persistence and daring in the art world and is the responsibility of the artistic director of MiratecArts, without a specific date of attribution or any application from the artists.
Urbano Bettencourt participated in the tenth edition of the Azores Fringe Festival, with a lecture on the writer from Pico, José Martins Garcia, and the award of the Atlante Prize was unknown to all the participants. “It's a surprise and a gesture of sympathy that always goes down well,” admits Urbano Bettencourt. “It's another incentive to collaborate again,” he said.
Urbano Bettencourt's work, begun in 1972, includes essayism, poetry and fiction. Part of his literary production has been translated abroad, either in autonomous works or in anthologies. Companhia das Ilhas began, in 2020, the publication of its Complete Works."
Atendimento Mensal CMLP - 05 de maio das 15h00 às 16h30
Junta de Freguesia de Piedade © 2010 Todos os Direitos Reservados