Sexta-Feira, 19.4.2024

CENTRO INTERPRETATIVO DO ESTALEIRO-MUSEU DO MONTE BRANCO

Este sábado, dia 9 de julho de 2022, foi inaugurado, oficialmente, o Centro Interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, um espaço moderno e apelativo que dá conhecer, de forma simples e intuitiva, a importância histórica, social e económica da construção naval tradicional na Murtosa e em toda a região de Aveiro.

A importância da Ria como grande via de comunicação da Região, a diversidade das embarcações tradicionais lagunares, com destaque para o barco moliceiro, os mestres construtores e os mestres pintores, as técnicas e as ferramentas são algumas das temáticas abordadas no espaço interpretativo, contíguo e complementar ao estaleiro onde, diariamente, labora o Mestre José Rito.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco tem a pretensão de ser um espaço museológico referencial na valorização das embarcações tradicionais e da construção naval em madeira da Ria de Aveiro, sendo um dos pilares da estratégia de preservação destes valores culturais, preconizada pela candidatura, apresentada pela Região de Aveiro, do Barco Moliceiro e da Construção Tradicional a Património Mundial da Humanidade.
Antes do descerramento da placa de inauguração, por parte do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, e do Presidente da Assembleia Municipal, Santos Sousa, teve lugar, no estaleiro, uma sessão de apresentação, que contou com as intervenções do edil murtoseiro, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves e de Jorge Costa, do IPDT, entidade responsável pela elaboração da candidatura do Barco Moliceiro e da Carpintaria Naval Lagunar a Património da Humanidade.

O evento contou com a presença dos Presidentes da Câmara de Estarreja, Albergaria-a-Velha, Águeda e Ílhavo, Diamantino Sabina, António Loureiro, Jorge Almeida e João Campolargo, respetivamente, do Secretário Executivo da CIRA, José Eduardo Matos, da Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, do Presidente da Junta da Murtosa, João Paulo Rebelo, da Presidente da Junta do Bunheiro, Isabel Lopes, do Vice-Presidente da Câmara da Murtosa, Januário Cunha, dos Vereadores Fátima Arêde e Daniel Bastos, da Vereadora da Câmara de Ílhavo, Mariana Ramos e do Coordenador da Estação Náutica da Murtosa, Francisco Pereira.

Seguiu-se uma visita guiada pelo espaço museológico, contextualizada por Paulo Monteiro, da empresa Glorybox, que concebeu a musealização do espaço, acompanhada pelos convidados e por um elevado número de visitantes.
Num dia pleno de simbolismo para a Murtosa, para a Ria de Aveiro e para o Barco Moliceiro, com um conjunto de iniciativas que exaltaram a identidade cultural e social da terra marinhoa, teve lugar, depois, o bota-abaixo simbólico de três novos barcos moliceiro, todos da Murtosa: “José Miranda”, “Fúria de Vencer” e “O Mole”, antes do concurso de painéis, realizado na borda da ria.

À tarde, o Monte Branco recebeu a partida da Grande Regata de Barcos Moliceiros com destino Aveiro.

O Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco está aberto ao público de terça a domingo, das 14H00 às 19H00 e tem entrada gratuita. Possibilita, ainda, visitas guiadas para grupos, mediante marcação prévia, através do e-mail gap@cm-murtosa.pt

Informação extraída da página do Município da Murtosa
Sábado, 20 de abril, pelas 21h30, na Junta Freguesia Bunheiro