.:: Freguesia de Piedade ::.
Sexta-Feira, 19.4.2024

Divulgação || Disclosure
[🇵🇹] LAVADIAS é o novo festival de cinema ao ar livre na ilha do Pico
« O Jardim da Baleia, nas Lajes do Pico, vai ser a nova sala de cinema ao ar livre - uma moda que tem vindo a evoluir cada vez mais nos últimos anos em Portugal.
Para a MiratecArts, a associação programadora desta mostra, cinema ao ar livre não é novidade, pois tem o vindo a fazer desde 2014 em várias localidades. Este projeto sim, é único, porque durante três dias, debaixo das estrelas do sul da ilha montanha, o tema dos oceanos, mares, as águas que nos rodeiam, aqui apresentam-se através de filmes de longa metragem de ficção, animação, documentário, curtas e vídeos do mundo.
Dias 3, 4 e 5 de agosto no LAVADIAS, as audiências são bem vindas com suas mantas e colchas ao centro da vila baleeira para as sessões às 21h30, com entrada livre.
A grande aventura "Terra Nova" de Artur Ribeiro encerra o festival na sexta-feira, enquanto a noite de quinta-feira é dedicada a toda a família, com a estreia nos Açores do grande filme de animação, conseguido na sua totalidade pelo realizador da Letónia, Gints Zilbalodis, "Away - A Viagem".
A mostra abre na quarta-feira com a longa-metragem de Margarida Gil, "Mar", trabalho que fez com que a atriz Maria de Medeiros voltasse ao grande ecrã. “Mar” reflete o mundo de hoje. Um mundo em que a Europa se encontra à deriva. O filme percorre uma viagem, a grande Odisseia mítica dos Portugueses do séc. XVI refeita por Francisca, uma mulher do nosso tempo, que atravessa o mar à procura do filho e à procura de si. Nenhum saudosismo de antigas grandezas, antes a visão de um mundo igualmente em mudança.
Além das grandes obras, LAVADIAS apresenta cinco curtas, assim mostrando pontos de vista diferentes dos mares deste planeta.
Segundo a presidente da autarquia das Lajes, Ana Brum, este programa faz parte de "uma criação de sinergias entre duas instituições que pretendem fomentar o desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social do nosso concelho”. Sendo assim, o programa da MiratecArts, apresentado pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, no Jardim da Baleia, vê a estreia de "mais um projeto que tem muito mar a percorrer e espero ter a chance de desenvolver LAVADIAS cada vez mais nos próximos anos", adiciona o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa.
O nome LAVADIAS vem da enciclopédia açoriana, sendo adaptada de levadia, ondas gigantes e a espuma que deixam. »

[🇺🇸] LAVADIAS is the new outdoor film festival on the island of Pico
«Jardim da Baleia, in Lajes do Pico, will be the new open-air cinema - a fashion that has been evolving more and more in recent years in Portugal.
For MiratecArts, the association that organizes this show, open-air cinema is nothing new, as it has been doing so since 2014 in several locations. This project is unique, because for three days, under the stars of the south of the mountain island, the theme of the oceans, seas, the waters that surround us, is presented here through feature films of fiction, animation, documentary , shorts and videos from the world.
On August 3, 4 and 5 at LAVADIAS, audiences are welcome with their blankets and quilts to the center of the whaling village for the sessions at 21:30, with free admission.
The great adventure "Terra Nova" by Artur Ribeiro closes the festival on Friday, while Thursday night is dedicated to the whole family, with the premiere in the Azores of the great animated film, achieved in its entirety by the director of Latvia, Gints Zilbalodis, "Away - The Journey".
The exhibition opens on Wednesday with the feature film by Margarida Gil, "Mar", a work that made actress Maria de Medeiros return to the big screen. “Sea” reflects the world of today. A world in which Europe finds itself adrift. The film covers a journey, the great mythical Odyssey of the Portuguese in the 19th century. XVI redone by Francisca, a woman of our time, who crosses the sea in search of her son and in search of herself. No nostalgia for old greatnesses, rather the vision of an equally changing world.
In addition to the great works, LAVADIAS presents five short films, thus showing different points of view of the seas of this planet.
According to the mayor of Lajes, Ana Brum, this program is part of "a creation of synergies between two institutions that aim to promote the cultural, recreational, artistic and social development of our county". by the Municipality of Lajes do Pico, in Jardim da Baleia, sees the debut of "another project that has a lot of sea to go and I hope to have the chance to develop more and more LAVADIAS in the coming years", adds the artistic director of MiratecArts, Terry Costa.
The name LAVADIAS comes from the Azorean encyclopedia, being adapted from levadia, giant waves and the foam they leave.»
Junta de Freguesia de Piedade © 2010 Todos os Direitos Reservados