.:: Freguesia de Piedade ::.
Sexta-Feira, 19.4.2024

Divulgação | Disclousure
Divulgação | Disclousure [PT] A Câmara Municipal das Lajes do Pico, no âmbito da oferta cultural para o ano de 2023, apresenta o grupo Guitolão Trio, com concerto marcado para o dia 25 de fevereiro, pelas 21H no Auditório Municipal das Lajes do Pico.

Guitolão Trio é um projeto que foi criado em torno do guitolão, o mais recente cordofone português, construído pelo mestre Gilberto Grácio a pedido de um dos maiores génios da guitara portuguesa, Carlos Paredes. O instrumento guitolão tem semelhanças com a guitarra portuguesa mas com uma sonoridade mais ampla e uma personalidade muito própria. Este projeto junta o universo da música erudita e a música popular urbana, numa sonoridade original que irá levar os ouvintes numa viagem surpreendente através do seu álbum "Estação #60".

Para além desta abordagem da música popular, este projeto destaca - se pela sua capacidade virtuosística em palco, dada a elevada capacidade técnica individual dos intérpretes, reconhecida a nível nacional pelos mais variados prémios recebidos, dos quais o Prémio Jovens Músicos.

Numa nova abordagem de aposta em projetos de qualidade e com uma sonoridade próxima ao nosso público, o Município das Lajes do Pico inaugura assim uma série de concertos com esta nova filosofia em vista. Guitolão Trio foi um projeto escolhido pela sua proximidade à música açoriana devido à sonoridade do guitolão que é próxima da viola da terra, e devido às sonoridades do acordeão e do violino, instrumentos com os quais a comunidade local está bastante familiarizada.

[EN] The City Council of Lajes do Pico, within the scope of the cultural offer for the year 2023, presents the group Guitolão Trio, with a concert scheduled for the 25th of February, at 21:00 at the Municipal Auditorium of Lajes do Pico.

Guitolão Trio is a project that was created around the guitolão, the most recent Portuguese chordophone, built by the master Gilberto Grácio at the request of one of the greatest geniuses of the Portuguese guitar, Carlos Paredes. The guitolão instrument has similarities with the Portuguese guitar but with a broader sound and a very own personality. This project brings together the universe of classical music and urban popular music, in an original sound that will take listeners on a surprising journey through their album "Estação #60".

In addition to this approach to popular music, this project stands out for its virtuosic capacity on stage, given the high individual technical capacity of the performers, recognized nationally by the most varied awards received, including the Young Musicians Award.

In a new approach of investing in quality projects and with a sound close to our audience, the Municipality of Lajes do Pico thus inaugurates a series of concerts with this new philosophy in view. Guitolão Trio was a project chosen for its proximity to Azorean music due to the sound of the guitolão that is close to the viola da terra, and due to the sounds of the accordion and violin, instruments with which the local community is very familiar.
Junta de Freguesia de Piedade © 2010 Todos os Direitos Reservados