.:: Junta de Freguesia de Ramalhal ::.
Domingo, 16.12.2018

Ruivacos do Alcabrichel

Numa acção inédita, no passado dia 27/03/2011, próximo do lugar do Ramalhal, foram lançados ao rio Alcabrichel 400 Ruivacos, com o fim de se começar a repovoar este curso de água.
Esta espécie, outrora muito abundante, está actualmente em vias de extinção, devido à poluição que a partir dos anos setenta do passado século, grassou no rio Alcabrichel.
Contudo, a construção da “ETAR” para os lugares do Ramalhal, Amial e Vila Facaia, possibilitou uma melhoria considerável na qualidade das águas deste pequeno rio.
Pesem embora os sinais de sentido contrário, visíveis pelas descargas de algumas suiniculturas, estamos convictos de que com boa vontade e a vigilância de todos, vamos conseguir um rio limpo onde seja apenas a natureza a ditar a lei.
A parceria responsável por esta iniciativa, é constituída pela “QUERCUS”, “UNICRE”,(entidade financiadoura), Centro de Biociências “ISPA”, Município de Torres Vedras, Junta da Freguesia do Ramalhal e contou com a imprescindível colaboração dos proprietários locais.
De entre as várias entidades presentes, destacamos Sua Exc.ª a Sra. Ministra do Ambiente, Sra. Secretária de Estado do Ambiente, Sr. Governador Civil de Lisboa, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Sr. Presidente das Águas do Oeste, Sr. Vice-Presidente da “Quercus”, Sr. Presidente da “UNICRE”, Srs. Presidentes da Junta da Freguesia e Assembleia, bem como outros convidados.

A Junta da Freguesia

Festas do Ramalhal