.:: Junta de Freguesia de Ega ::.
Domingo, 28.4.2024
Convite à População - Noite Cultural

Convite à População

Junta de Freguesia de Ega, convida todos os seus fregueses a estarem presentes sexta-feira, dia 17, para um espectáculo Cultural a realizar às 21:30h no pátio do Paço dos Comendadores em Ega.

Programa (Entrada Livre)
  • Tuna e Grupo de Cantares de Ega
  • Orquestra - Antigos Tunos da Universidade de Coimbra
  • Grupo de Fados - Antigos Tunos da Universidade de Coimbra

Notas
------------------------------------------------------------------------------------------------

Paço dos Comendadores

O Paço da Ega é um edifício medieval erguido sobre as ruínas do antigo Castelo da Ega construído no segundo quartel do séc. XII. O castelo foi edificado pelos Templários para auxílio à reconquista cristã contra os mouros no tempo de D. Afonso Henriques.
Passando para a Ordem de Cristo no séc. XIV, sofreu obras de recuperação na sequência da visitação de 1508, subsistindo ainda diversas portas e janelas manuelinas, bem como algumas pedras romanas (que poderão ter tido origem num castro romano existente no local onde foi construído o castelo).
Abandonado desde meados do séc. XX, o Paço da Ega foi recentemente recuperado para Turismo de Habitação.
É um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público.

Tuna e Grupo de Cantares de Ega

Fundada em 28 de Fevereiro de 2004 pela Associação D. R. Cultural de Ega é actualmente composta por 25 elementos de várias idades. Apresenta uma componente vocal e outra instrumental essencialmente cordas, sopro e percussão. Engloba um reportório abrangendo a música tradicional e ligeira portuguesa mais recente. É dirigida pelo Maestro João Paulo Devesa.

Antigos Tunos da Universidade de Coimbra

A AATUC é composta por antigos (e alguns actuais) elementos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, exercendo hoje as mais diversas actividades no campo da Docência, do Direito, da Medicina, da Magistratura, da Engenharia, etc. São 40 elementos jovens, entre os 18 e os 85 anos, que executam música pelo prazer de tocar, repartindo-se por uma Orquestra principal, dirigida pelo maestro Augusto Mesquita, uma Orquestra de Tangos, um Grupo de Variedades e um Grupo de Fados e Baladas de Coimbra.
O repertório musical da orquestra principal inclui diferentes géneros musicais, compreendendo peças de música tradicional e erudita portuguesa e algumas peças de compositores estrangeiros.
Pela divulgação dos valores histórico-culturais e tradicionais de Coimbra e pelo seu trabalho pedagógico-recreativo e sócio-cultural, quase exclusivamente de carácter beneficente, a Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra está reconhecida com Instituição de Utilidade Pública e foi agraciada, em Fevereiro de 1986, com a Ordem de Mérito, por Sua Excelência o Presidente da República.
Em 2004 foi-lhe também concedida a Medalha de Mérito da Cidade de Coimbra.
Ao longo dos seus 25 anos de existência promoveu uma enorme actividade cultural e de solidariedade, através da realização de concertos, que ultrapassam já as quatro centenas, nas mais diversas localidades de Portugal continental, Açores, Madeira, Macau, França, Canadá, EUA, Austrália, Brasil e Luxemburgo dedicando, nestas últimas, especial atenção às Comunidades Portuguesas aí estabelecidas.

Sede da Junta de Freguesia
Total: 206132