.:: Vila de Sobrosa ::.
Quinta-Feira, 18.4.2024
Fisioterapia no Lar de Idosos

A Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa viu aprovado o projecto que havia submetido no âmbito do concurso “Apoio a Associações de Doentes” promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto foi designado por “Viver e Reaprender” e visa a criação de uma sala de fisioterapia onde os utentes possam fazer algum exercício de reabilitação, a aquisição de alguns equipamentos geriátricos de exterior para relaxamento e exercício físico, que já se encontra colocado no “Jardim Soverosa”.

A instituição implementou estes serviços tendo em conta que as clínicas de fisioterapia da região não conseguem dar resposta aos utentes idosos, uma vez que dão prioridade às pessoas mais jovens. Além disso, é conveniente referir que o facto de se realizar este serviço na instituição será mais proveitoso e confortável para o utentes, uma vez que não terão que fazer deslocações de longa distância.

Este projecto tem como público-alvo os utentes das valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, na sua maioria pessoas dependentes e com dificuldade de locomoção.

Estão a ser realizadas sessões de fisioterapia três vezes por semana, em que o fisioterapeuta desempenhará um papel preponderante na identificação e na implementação de programas de exercício para o adulto sénior, e irá seleccionar os mais adequados em função dos objectivos físicos, sociais e psicológicos. Os exercícios terapêuticos vão incluir actividades de aeróbia, treino postural, exercícios de fortalecimento e de relaxamento.

Este projecto visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos, valoriza a prática de actividade física com ênfase na saúde e aumento da força muscular, propicia ao idoso vivências e experiências de encontro e de cooperação, bem-estar físico e aumento da auto-estima, melhora o equilíbrio e a coordenação dos idosos, previne quedas e reduz da incapacidade funcional.

Numa fase inicial já foi fornecido à instituição algum equipamento, nomeadamente camas articuladas, cadeiras de rodas e material para fisioterapia (barras paralelas).

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados