Terça-Feira, 23.4.2024

Alargamento do Carreiro do Lavadouro

No seguimento das obras programadas nas Opções do Plano e agendadas para o corrente ano, esta Junta de Freguesia executou já a primeira fase do alargamento do Carreiro do Lavadouro.

Esta grande benfeitoria agora concretizada, não é de utilidade imediata, pois a mesma insere-se num arranjo integrado de toda aquela zona a poente, que vai até à futura estrada (variante à E.N. 224-2).

A construção desta infra-estrutura rodoviária, implica uma adaptação dos acessos locais, facto que se extrai do projecto de execução já concluído, não contemplando este, todavia, essas alterações de acessos.

Também no Plano de Urbanização do Centro do Bunheiro, instrumento de planeamento perfeitamente eficaz na actualidade, se verifica que, nessa zona, os acessos à variante são feitos através da Travessa da Levegada e da Rua do Lavadouro, os quais terão de ser melhorados e beneficiados.

A parte desta rua que fica a poente do cemitério e até ao cruzamento que dá acesso à Ribeira do Isqueirinho e ao Lavadouro, desaparecerá, sendo absorvida pela variante, uma vez que os traçados coincidem.

A falta de projectos (agora falta apenas o dos acessos) e as indefinições que daí resultam, têm sido o motivo que nos tem feito protelar a intervenção na zona do Lavadouro, em favor de outras.

Recentemente avançou-se com um estudo para o local, estudo este que integrará o Carreiro do Lavadouro, que agora foi alvo de alargamento.

Esse estudo contemplará, segundo o que foi pedido, as seguintes tarefas: consolidação da Regueira da Fonte e do Lavadouro (mantendo-a a céu aberto o maior trajecto possível); beneficiação do Lavadouro; criação de um parque de estacionamento; criação de um parque de merendas; criação de uma ponte de ligação entre o parque de merendas e o Lavadouro e criação de uma ciclovia desde a variante até à capela de S. Gonçalo.

Assim, o carreiro do lavadouro, agora alargado, será futuramente transformado na Alameda do Lavadouro, podendo-se então aí andar a pé ou de bicicleta. Será o elemento que fará a ligação entre a Capela de S. Gonçalo e o futuro parque, integrando o secular Lavadouro da Igreja.

O novo muro, com 95m de comprimento, foi executado pela firma FOPIC, do Bunheiro, tendo a demolição do velho sido operada pela Câmara Municipal, a quem agradecemos a colaboração, que inclui a mediação no acordo estabelecido.

Mas, esta obra só foi possível, graças à abertura apresentada pelo sr. José Luciano Cirne de Oliveira (José Peneiras), proprietário do terreno, a quem sinceramente queremos aqui apresentar um público agradecimento em nome da Freguesia do Bunheiro.

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30
Futebol Norte vs Sul, 10 horas no Campo de Jogos da ACB 25 abril