Quinta-Feira, 25.4.2024

Avenida Cidade de Newark

De facto, na passada sexta-feira, foi descerrado o marco toponímico já referido, no início do arruamento que liga a EN 109-5 (da Rotunda dos Adeixos, da Freguesia do Bunheiro) às proximidades da Caixa de Crédito Agrícola (mais precisamente até à Travessa que, do lado nascente, nos leva até à Rua D. Maria dos Anjos Matos, na Freguesia do Monte).

Este arruamento localiza-se, a maior parte na área geográfica da Freguesia do Bunheiro, e uma pequena parte na Freguesia do Monte.

Esta via, acabada de requalificar, a que foi dado o citado nome de Avenida da Cidade de Newark, vem juntar-se à Avenida do Emigrante (nas Freguesias do Monte e da Murtosa), à Rua do Emigrante (na Freguesia da Torreira) e à Rua União Beneficente Murtoense (também na referida Freguesia da Murtosa), constituindo mais um elo de ligação e de respeito para com os Emigrantes Murtoseiros que, Mundo fora, têm divulgado e prestigiado o nome de Portugal e da Murtosa.

É, igualmente, um testemunho da geminação do Município da Murtosa com a Cidade de Newark, ocorrida em 9 de Junho de 2001, aquando do programa das Comemorações dos 75 Anos da Criação do Concelho da Murtosa.

Embora, pelas razões já acima referidas, o nome deste arruamento se refira a uma cidade dos Estados Unidos da América, aquela na qual se encontram maior número de emigrantes murtoseiros, com este gesto a Câmara Municipal da Murtosa pretende homenagear todos os emigrantes, sem distinção, demonstrando todo o apreço que tem por eles.

A Junta de Freguesia do Bunheiro regozija-se por esta iniciativa da Câmara Municipal e aplaude o espírito que esteve presente à decisão.

Esta iniciativa inseriu-se num programa mais vasto, a Festa do Emigrante, promovida pela autarquia e que decorreu nos dias 5, 6 e 7 de Agosto.