Quarta-Feira, 24.4.2024

Nova reunião com agricultores no Bunheiro

Esta reunião, que tinha ficado agendada aquando da última reunião que teve lugar no passado dia 20 de Junho, contou com a presença de 9 agricultores, tendo a ausência dos outros (que comparecem habitualmente) sido explicada pelo trabalho intenso na rega dos terrenos que, devido aos roubos, obriga a que os motores e demais material tenha que ser recolhido todos os dias.

Constatou-se que, devido à mudança de Governo e ao facto de ainda não terem sido substituídos os Directores Regionais da Agricultura e de outros Organismos do Estado (CCDR, ARH, etc.), que se encontram em gestão corrente, não houve evolução no sentido de se criarem as condições necessárias para a regularização/legalização das explorações agro-pecuárias.

No entanto, os sinais que vão chegando são no sentido de uma maior abertura para a resolução dos problemas que condicionam o exercício da actividade agrícola.

Mais uma vez, foi feito um apelo para que os agricultores, através, por exemplo, da figura de informação prévia (para se gastar o mínimo possível), apresentem à Câmara Municipal da Murtosa a situação das suas vacarias, para que os serviços técnicos da Autarquia possam pronunciar-se acerca dos problemas/obstáculos à sua regularização e indiquem o que é necessário fazer-se para que seja possível o seu licenciamento. De resto, este procedimento permitiria, de uma forma clara, quantificar os processos pendentes, pois, quando se coloca a questão de se saber quantos casos é que a Edilidade tem para resolver, a resposta administrativa é que são muito poucos, quando a realidade é outra.

No final, ficou agendada uma nova reunião para o dia 17 de Outubro, pelas 21H30, no Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro.

SARAU 50 anos 25 abril 4ª feira 24 de abril pelas 21h30
Futebol Norte vs Sul, 10 horas no Campo de Jogos da ACB 25 abril