.:: Vila de Sobrosa ::.
Quarta-Feira, 20.11.2019
Capela de Rial incluída na visita ao património do Concelho

Realizou-se a 8 de Outubro mais uma das visitas ao património do Concelho, desta feita destinada às freguesias de Sobrosa, Cristelo, Duas Igrejas e Vilela.

A visita teve início no Sul do Concelho, na Vila da Sobreira, onde foram observadas as Aras romanas da Capela de Santa Comba, entre outros motivos de interesse.

De regresso ao Norte, a visita prosseguiu na freguesia de Cristelo, onde a Capela dos Passos da Paixão de Cristo causou sensibilidade pelo facto de ser um admirável monumento que se encontrava votado ao abandono.

De seguida, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, da Casa de Rial de Cima, na Vila de Sobrosa, foi a paragem seguinte, que se destacou pelas suas linhas singelas no exterior e pela beleza do retábulo e imagem da padroeira. Houve ainda tempo para observar a Casa de Rial de Baixo, com o seu brasão, datada de 1613.

O último ponto de visita foi a Casa da Castrália, imóvel de 1909 que tem como características a sua arquitectura apalaçada e a ostenstiva decoração interior.

A freguesia de Sobrosa aderiu de forma significativa, tendo presente um bom número de participantes.

É de salientar a colaboração da Casa de Rial, na pessoa do Sr. Ângelo Ruão, que continuará disponível para partilhar com todos os munícipes o património que é seu mas que a todos diz respeito.

A Junta de Freguesia agradece à Dra. Antónia Silva (Pelouro da Cultura - Gabinete de Arqueologia e Património) e à Dra. Fernanda Pereira (Pelouro do Turismo) todo o apoio e empenho na divulgação e preservação do património desta secular Vila de Sobrosa.

Mensagem de boas vindas
Bem-vindo à Vila de Sobrosa