.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Sexta-Feira, 19.4.2024

«Protecção Civil» - Incêndio Florestal em Baldos (MAIS UM) - Actualizado

Já é o 3º grande Incêndio Florestal naquela zona em apenas dois meses.

Moimenta da Beira: Três bombeiros sofrem queimaduras graves

"Pensei que morria queimado no fogo"

Num dia em que voltaram a registar-se mais de 260 incêndios, o pior de ontem deflagrou em Moimenta da Beira, onde três bombeiros sofreram queimaduras graves. "Mal saímos do carro, o vento mudou e fomos engolidos pelas chamas. Pensei que ia morrer queimado", contou ao CM Alfredo Lopes, um dos bombeiros de Penedono atingidos pelo fogo.

Os três feridos e dois colegas de Penedono chegaram a Baldos, Moimenta da Beira, pelas 15h30. Mal tiveram tempo para parar a viatura: uma mudança repentina da direcção do vento deixou--os no meio das chamas. O chefe José Augusto Costa, 52 anos, Alfredo Lopes, 43, e César Antunes, 25, não conseguiram fugir e sofreram queimaduras em diversas zonas do corpo. "Foi tudo muito rápido. Só ouvi os meus colegas a gritar para fugir", disse o bombeiro César Antunes.
O chefe José Costa sofreu as queimaduras mais graves, de primeiro e segundo graus na cara, peito e nos membros superiores. Está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Segundo uma fonte hospitalar, o prognóstico é "reservado", mas não correrá risco de vida. Os outros feridos foram assistidos no centro de saúde local, receberam alta, e regressaram ao quartel em Penedono. Ao chegar junto dos colegas, César Antunes abraçou o pai em lágrimas. "É uma vida a viver do perigo", desabafou o pai, sapador florestal. António Nogueira, comandante dos bombeiros, salientou que ele "é um bombeiro muito experiente, mas os acidentes acontecem".
Fonte: Correio da manhã

Vídeo reportagem TVI:  Link
Vídeo reportagem RTP: Link
Vídeo reportagem Porto Canal: Link
Áudio reportagem TSF: Link
Vídeo reportagem SIC:

Actualização do estado de saúde do Bombeiro de Penedono:

Penedono: Bombeiro Gravemente Ferido em Incêndio Está Fora de Perigo

O bombeiro de Penedono que na quinta-feira sofreu queimaduras graves no incêndio de Moimenta da Beira encontra-se fora de perigo e hoje já poderá receber visitas, disse à agência Lusa o comandante da corporação.

O chefe José Costa, de 52 anos, recebeu os primeiros tratamentos no hospital de Viseu e depois foi transferido de helicóptero para a Unidade de Queimados de Coimbra.

"De acordo com informações dadas pelo hospital, ele tem 50 por cento do corpo queimado, com lesões de primeiro e segundo graus, mas não corre risco de vida. Hoje à tarde já poderá mesmo receber visitas", explicou o comandante António Nogueira.O bombeiro sofreu queimaduras ao nível do rosto, do tórax e dos braços, acrescentou.

Outros dois bombeiros feridos na ocasião, Alfredo Lopes e César Antunes, de 43 e 25 anos, respetivamente, foram assistidos no centro de saúde de Moimenta da Beira e tiveram alta imediata.

"Vieram logo para casa e, felizmente, estão bem. As queimaduras não são graves e só terão de fazer os pensos", explicou o comandante.

Os três bombeiros de Penedono tinham-se deslocado num Veículo Ligeiro de Combate a Incêndio (VLCI), juntamente com mais dois colegas, para Moimenta da Beira, ao início da tarde de quinta-feira.

"Estavam a chegar ao teatro de operações e a pôr a mangueira em carga para começar o operar quando foram apanhados pelas chamas", devido a uma mudança repentina da direção do vento, explicou António Nogueira.

Os danos na viatura são sobretudo "ao nível da pintura, que ficou danificada", e da bomba, porque um dos bombeiros "ainda fez marcha atrás para sair do local", acrescentou.
Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de
São João Baptista